Sete clubes da região já apurados para a 2ª eliminatória da Taça AFP

 

Realizaram-se, na quarta-feira, os jogos da 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça da Associação de Futebol do Porto (AFP). Aliados de Lordelo, Rebordosa, Lixa, Barrosas, Lousada, Vila Caiz e Águias de Eiriz são os clubes da região já apurados para a fase seguinte.

Paredes, Vila Meã, Baião, Rio de Moinhos, Citânia de Sanfins, Aparecida, Nun’Álvares e Alpendurada ficaram pelo caminho.

No grupo Elite, o duelo mais equilibrado da ronda foi o que opôs o Lixa ao Vila Meã. Depois da igualdade registada na 1ª mão (1-1), as duas equipas voltaram a empatar (2-2) no Estádio Senhor do Amparo, o que levou a decisão da eliminatória para as grandes penalidades, onde os felgueirenses se revelaram mais fortes.

Os dérbis do concelho de Paredes finalizaram com empates. O Nun’Álvares – Rebordosa acabou com uma igualdade a um golo, o Paredes – Aliados de Lordelo, a dois.

Contudo, rebordosenses (3-0) e lordelenses (3-1) asseguraram o apuramento em virtude dos triunfos caseiros alcançados no domingo, nos jogos da 1ª mão.

No dia 10 de setembro, há novo tira-teimas entre Aliados de Lordelo e Paredes. Os dois emblemas voltarão a medir forças para a 1ª jornada da Divisão Elite AFP:

Em Barrosas, a equipa local voltou a revelar superioridade sobre o Baião. Os felgueirenses triunfaram, por 4-2, repetindo a vitória obtida no primeiro embate, no Prenhô (1-3).

No grupo Honra, o Vila Caiz, em casa, derrotou o Rio de Moinhos, por 1-0, e segue em frente. Na 1ª mão registou-se um empate a um golo.

No dérbi lousadense, a AD Lousada voltou a superiorizar-se ao Aparecida, agora a jogar intramuros (1-0). Os rubro-negros já tinham vencido no terreno do adversário, por 1-2.

No dérbi de Paços de Ferreira, o Águias de Eiriz afastou o Citânia de Sanfins. Os eirizenses foram ao terreno do rival ganhar, por 1-2, repetindo o triunfo da 1ª mão (1-0).

O Alpendurada foi eliminado pelo Gens. Depois do empate caseiro (1-1), no passado domingo, a equipa de Marco de Canaveses saiu agora derrotada da visita a Gondomar, por 2-0.

A 2ª eliminatória da Taça AFP está agendada para o dia 2 de setembro (sábado). A ronda contempla dois dérbis concelhios, o de Felgueiras, entre Lixa e Barrosas, e o de Paredes, entre Aliados de Lordelo e Rebordosa.

O Lousada vai medir forças com o Águias de Eiriz, enquanto o Vila Caiz terá o Gens como adversário.

Entretanto, no próximo domingo, entram em cena as equipas da 1ª Divisão AFP. Entre os desafios que envolvem clubes da região, nota para o Livração – São Lourenço do Douro (dérbi de Marco de Canaveses) e para o Frazão – Raimonda (dérbi de Paços de Ferreira).

Os outros jogos são os seguintes: Marco-09 – Salvadorense, Sobrosa – Lamoso, Nevogilde – Parada, Torrados – Roriz e Lagares – Caíde de Rei.

Todas as partidas estão aprazadas para as 17:00.

 

Luís Miguel Nogueira