Está em
Início > Cultura > Workshops em Felgueiras promovem técnicas de olaria ancestrais

Workshops em Felgueiras promovem técnicas de olaria ancestrais

A Villa Romana de Sendim, em Felgueiras, vai acolher duas sessões dedicadas à olaria, que permitirão aos participantes estar em contacto com técnicas ancestrais de modelação manual e roda baixa e cozedura, informou a autarquia.

As sessões, que arrancaram no sábado, vão ainda decorrer nos dias 11 e 18 e maio.

No final do workshop, os participantes terão adquirido as bases para reconhecer as técnicas ancestrais de modelagem e cozedura na cerâmica.

No dia 11, a sessão será dedicada à “Modelação de Cerâmica em Roda Baixa” e terá a duração de três horas, iniciando-se às 14:00. A sessão será orientada por César Teixeira, oleiro de Gondar, concelho de Amarante.

A 18 de maio, será abordado o tema “Cozedura do Barro em Soenga”. Uma sessão com cinco horas e orientada pelo mestre oleiro César Teixeira.

A cozedura em soenga, também denominada cozedura em montão ou em fogueira, é um processo muito antigo de cozer a louça de barro, documentada ainda no século passado em muitos centros oleiros do Norte de Portugal.

Durante a última fase, haverá um pequeno lanche convívio entre os participantes e uma pequena palestra, “as cerâmicas dos Contextos arqueológicos”, sob a orientação de José Ribeiro (arqueólogo do SP-CMF”.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com