36 cidadãos de Baião fazem formação em calçado para integrar fábrica do setor

Do grupo em formação, serão selecionados numa fase inicial 20 formandos para integrar a produção de calçado em Baião

O Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado, em Felgueiras, está a dar formação a 36 cidadãos de Baião que irão integrar uma fábrica de calçado com instalação prevista para o concelho, informou fonte da autarquia.

Os vereadores Ivone Abreu e José Lima realizaram a visita acompanhados pelo diretor do Centro de Formação, Eduardo Costa, pelo investidor Jorge Fernandes e por um representante do Centro Empresarial do Tâmega e Sousa e da Associação Empresarial de Felgueiras, Nuno Fonseca e por técnicos municipais dos Gabinetes de Inserção Profissional (GIP).

Os formandos de Baião estão a fazer formação na área de corte, pré-costura e costura de calçado, tendo em vista a integração profissional na nova empresa.

formação calçado baião2

Para além deste grupo, um jovem do concelho iniciou no local um curso de reparação e manutenção de máquinas de confeção, com o objetivo de poder prestar esse tipo de serviço na empresa.

Os autarcas puderam dialogar com os cidadãos e recolher a sua opinião acerca da formação, tendo percebido a satisfação dos mesmos com a nova experiência.

Puderam, ainda, perceber junto do investidor Jorge Fernandes e os formadores a boa evolução dos formandos na área da produção de calçado.

Do grupo em formação, serão selecionados numa fase inicial 20 formandos para integrar a produção de calçado em Baião.

O Centro de Formação Profissional garante o transporte dos formandos de Baião para Felgueiras, tendo disponibilizado para esse efeito um autocarro que faz deslocações diárias entre os dois concelhos. Os formandos fazem as refeições na cantina do centro e recebem ainda uma bolsa de formação, uma vez que se trata de formação “Vida Ativa”.

No final o diretor fez uma pequena visita às instalações do centro de formação, tendo ficado em aberto a intenção de continuar com esta parceria com o município de Baião, tando em ações de formação em Felgueiras como em Baião.