500 Idosos de Celorico de Basto participam em passeios turísticos

Estas atividades irão abranger cerca de 500 idosos e pessoas portadoras de deficiência que integram o programa, e serão devidamente monitorizadas pelos técnicos que os acompanham

Os idosos de Celorico de Basto, que integram o programa Celorico a Mexer, vão participar, de acordo com o plano de atividades anual, em dois passeios turísticos, durante as últimas semanas de julho, informou fonte da autarquia.
A iniciativa contempla locais como o Monte Farinha, em Mondim de Basto, onde se venera a Sra. da Graça, o Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, integrado na Rota do Românico, e o Santuário do Sameiro, em Penafiel.
A iniciativa conta na organização, para além dos animadores e professores do programa Celorico a Mexer, com os técnicos do CLDS, Contrato Local de Desenvolvimento Social que promovem estas ações no âmbito do plano de ação deste projeto.
“Estes passeios turísticos mostram-se primordiais para levar os nossos idosos a locais que eles valorizam sobretudo pela sua conotação religiosa e ao mesmo tempo, permitir que alguns deles tenham acesso a espaços que em outras circunstâncias não teriam”, frisou a coordenadora da Ação Social e Saúde do Município de Celorico de Basto, Helena Martinho Costa, citada em comunicado.
Estas atividades irão abranger cerca de 500 idosos e pessoas portadoras de deficiência que integram o programa, e serão devidamente monitorizadas pelos técnicos que os acompanham.
Refira-se que os idosos do Celorico a Mexer irão participar ativamente no cortejo etnográfico das Festas do Concelho, no dia 27 de julho, e terminarão as atividades, antes das férias de Verão, com um mega piquenique no dia 31 de julho, com muita animação, com destaque para a ginástica, danças populares, a sardinha assada e o tradicional farnel. Um convívio salutar que terá lugar no Parque Lúdico do Freixieiro.