Jovens da Lixa vão participar em raid solidário no deserto de Marrocos

João Teixeira (esq.) e Rui Silva (dir.)

Dois jovens da Lixa vão percorrer mais de seis mil quilómetros ao volante de uma carrinha Renault 4L com mais de 30 anos, no âmbito de um raid solidário que vai atravessar França, Espanha e Marrocos, entre abril e maio de 2021.

 

Os primos João Teixeira, de 21 anos, e Rui Silva, de 28 anos, piloto e copiloto, respetivamente, vão partir para a prova com roupa e material escolar para entregar a crianças marroquinas.

Em declarações ao EXPRESSO DE FELGUEIRAS, o piloto de 21 anos explicou que o “4L Trophy”, que decorre entre 26 de abril e 6 de maio, tem como um dos objetivos principais “a luta pelo acesso à educação” das crianças daquele país do Norte de África.

João Teixeira, atualmente a estudar Reabilitação Psicomotora na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, indicou que a equipa conta com o apoio da Câmara de Felgueiras e da União de Freguesias de Caramos, que doaram vestuário.

A dupla procura também donativos de material escolar como lápis, canetas, réguas e jogos didáticos, acrescentando que também estão recetivos a outros patrocínios, nomeadamente monetários.

“Orientação só com bússola e caderno de registos”.

A ideia em participar no evento surgiu do primo Rui Silva, atualmente a residir e a trabalhar em França.

“Gostamos de viajar, de conhecer pessoas e lugares. O Rui achou a ideia do raid interessante e desafiou-me a participar”, explica João Teixeira, acrescentando que a Renault 4L, batizada Maria Helena, está a ser modificada numa oficina especializada, em Famalicão.

4L Trophy

O piloto adianta, ainda, que para além de ser realizada com veículos com mais de 30 anos, as regras da prova não permitem o uso de tecnologias de orientação modernas, para além de uma bússola e livro de registos (logbook).

A 24.ª edição do Raid 4L Trophy parte de Biarritz, na França, a 26 de abril, em direção a Algeciras, em Espanha.

Depois de atravessar o estreito de Gibraltar, por ferry, os participantes vão participar em seis etapas em direção ao sul de Marrocos.

A meta final será a cidade de Marraquexe, onde se espera a conclusão da prova a 04 de maio.

“Estamos preparados, e a Maria Helena também, já a vou recolher na próxima semana. Vai ser uma aventura interessante porque é um desafio único, à escala global, e por uma causa solidária que merece ser apoiada”, conclui o piloto da Lixa.

Radio Trophy 4L