“A agricultura é uma boa oportunidade para os jovens” – Assunção Cristas

Falando aos jornalistas a propósito do III Congresso Nacional do Kiwi que decorre em Felgueiras até sábado e no qual participou, a titular da pasta da Agricultura recordou que "o PDR [Programa de Desenvolvimento Rural] 2020 já está em funcionamento, com muitas candidaturas recebidas".

FOTO: Armindo Mendes

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, elogiou hoje, em Felgueiras, o dinamismo da agricultura portuguesa, defendendo que o setor já constitui “uma boa oportunidade para os jovens”.

“A agricultura está a ser uma boa oportunidade para os jovens e para os menos jovens em Portugal, porque tem um dinamismo extraordinário”, afirmou, sublinhando que “a execução dos fundos comunitários [no setor] é exemplar e muito acima da média da União Europeia”.

Falando aos jornalistas a propósito do III Congresso Nacional do Kiwi que decorre em Felgueiras até sábado e no qual participou, a titular da pasta da Agricultura recordou que “o PDR [Programa de Desenvolvimento Rural] 2020 já está em funcionamento, com muitas candidaturas recebidas”.

“A nossa balança comercial melhora de ano para ano. Temos um défice agroalimentar para colmatar, mas nestes anos diminuiu em mais de 1.300 milhões de euros”, comentou.

Segundo Assunção Cristas, aquele resultado deve-se “a um extraordinário dinamismo das exportações e também à substituição de importações”.

A ministra recordou que, “só no ano passado, as exportações [do setor agrícola] aumentaram 7,8% em relação ao ano anterior e as importações diminuíram 2,9%”.

“No conjunto de todos os produtos agrícolas, nos últimos anos, abrimos 72 mercados. Este trabalho é feito para que os nossos produtores possam aproveitar e acrescentar mais valor e rendimento nas suas explorações”, vincou.

A governante recordou também que o próximo quadro comunitário “tem respostas adequadas para o apoio ao investimento, à investigação, à inovação e seguros de colheitas”.

 

APM// ATR

Lusa/fim