AF Porto já comunicou datas para início dos campeonatos

Já estão definidas as datas para o arranque das competições da Associação de Futebol do Porto (AFP). A 20 de setembro começa a Divisão de Elite. As restantes provas principiam em outubro.

 

A Associação de Futebol do Porto (AFP) definiu dois planos para o arranque dos campeonatos da época 2020/2021. A informação, a que o Tâmegasousa.pt teve acesso, foi já enviada para todos os clubes sob a alçada da associação portuense

No chamado ‘Plano A’, a AFP prevê a realização da primeira jornada da Divisão de Elite a 20 de setembro. Os restantes escalões começam três semanas depois, a 11 de outubro.

Antes, a 3 de outubro dar-se-á o pontapé de saída na Taça AF Porto, numa eliminatória apenas destinada aos clubes da 1.ª e 2.ª divisões.

Nesta competição, os emblemas da Divisão de Honra entram em ação a 8 de dezembro e os da Elite a 27 do mesmo mês. A final da prova está agendada para 3 de junho, uma quinta-feira, feriado do Corpo de Deus.

As fases regulares de todos os campeonatos finalizam a 16 de maio. Os ‘play-off’ de promoção principiam uma semana depois (23 de maio). A época encerra a 20 de junho.

No entanto, esta calendarização está dependente da evolução do surto da Covid-19 em Portugal. Se as condições sanitárias e de segurança não estiverem reunidas, a AFP avançará com o denominado ‘Plano B’.

Neste caso, a Divisão de Elite principia apenas a 4 de outubro e as restantes provas a 25 do mesmo mês. A 1.ª eliminatória da Taça AF Porto disputar-se-á a 18 de outubro e a final fica agendada para 30 de maio.

No ‘plano B’ as fases regulares dos campeonatos terminam a 23 de maio. As fases finais arrancam a 3 de junho e terminam a 27.

Na circular enviada para todos os clubes, a AF Porto avisa ainda que “o formato das competições, excecionalmente, podem ser objeto de alteração por força da data da retoma dos treinos e jogos a serem definidos pela Direção Geral de Saúde (DGS) e do calendário Nacional definido pela F.P.F.”

“Durante a época 2020/2021 pode ser alterado o formato das competições dependendo das circunstâncias excecionais que venham a ditar a paragem das competições”, acrescenta.