Airães FC carimba final e subida à 1ª Divisão AF Porto em época de estreia (C/ÁUDIO)

O Airães Futebol Clube garantiu, em época de estreia, a subida à 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP), ao qualificar-se para a final da segunda distrital, após vencer o Várzea do Douro, por 2-1, no encontro das meias-finais, disputado na terça-feira à noite, em Recarei.

 

O emblema do concelho de Felgueiras, fundado no ano passado, consegue assim um “feito notável”, com “todo o mérito”, na opinião do treinador Daniel Moreira, lembrando que a equipa “não perdeu nenhum jogo em 2021”.

“Internamente sabíamos que íamos chegar longe e passo a passo, com muita humildade lá estamos. É um feito notável, principalmente para um grupo de jogadores que nuna tinham jogado juntos. Esta equipa foi formada de raiz. Conseguimos subir de divisão com muito trabalho e sacrifício. Estamos lá com todo o mérito, porque neste campeonato nunca vi uma equipa superior à nossa”, sublinhou.

 

 

Daniel Monteiro considera que a promoção à 1ª distrital, em ano de estreia, “é uma chapada de luva branca para muita gente, principalmente na freguesia de Airães”.

“No início, diziam que ia ser mais do mesmo, que o Airães nunca ia sair disto, por ser uma direção nova, a direção mais jovem da associação do Porto, e por 90% dos diretores terem entre os 18 e os 20 anos. Criou-se um mito na freguesia de vamos lá ver quantos dias ou quantas semanas isto dura. A verdade é que os meses foram passando e o Airães está na 1ª Divisão, no primeiro ano da sua história”, vincou.

O conjunto felgueirense quer agora juntar a subida ao título de campeão da 2ª Divisão AF Porto. Para tal, terá de ultrapassar o histórico Desportivo das Aves na final da prova, agendada para o próximo domingo.

Daniel Moreira reconhece o favoritismo da formação avense, mas assegura que o Airães vai entrar em campo com o objetivo “de discutir o jogo”.

 

 

“Não conheço a equipa do Aves, mas pelos resultados que têm vindo a fazer, quer na fase regular, quer agora nesta fase, sabemos que é um adversário muito difícil. Mas vamos lá para tentar ganhar o jogo”.

A final da 2ª Divisão AF Porto, entre Desportivo das Aves e Airães, está agendada para o próximo domingo, às 19:00, no Estádio Municipal Dr. Lima Costa, na Maia.