
O filme “DECAPITADA” (Lenda de Santa Quitéria), produzido pelo coletivo de alunos da turma 12.º TEAC, do Curso de Eletrónica da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, foi o vencedor do Prémio Jovem Cineasta Português o festival Cinanima 2020, anunciou a autarquia.
O filme integrou as Oficinas de Cinema de Animação no ano letivo 2019/2020.
O trabalho dos jovens fazia parte de um universo de 1.100 filmes levados a apreciação, foi selecionado pelo júri e esteve em destaque na 44.ª edição do Festival CINANIMA 2020, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que se realizou de 9 a 15 de novembro.
As Oficinas de Cinema de Animação integram uma das operações do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, Educar Pel’Arte, uma aposta que o Município decidiu agarrar e impulsionar.
A dinamização das Oficinas de Cinema de Animação ficou a cargo de Abi Feijó, cineasta e produtor cinematográfico de animação com elevado reconhecimento nacional e internacional que, no decorrer das sessões didáticas orientou, motivou e desenvolveu competências nos alunos para a criação de um pequeno filme de cinema de animação, em articulação com os docentes das turmas que integraram o projeto.
“Ao longo do ano letivo 2019/2020 foram alunos do ensino secundário que beneficiaram desta atividade e dos ensinamentos de Abi Feijó, tendo sido concretizados quatro filmes de animação de curta metragem, de elevada qualidade”, adianta a autarquia num comunicado.
No ano letivo em curso as oficinas vão ser dirigidas a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e têm início agendado para o 2.º período.