
O concelho de Amarante recebe, no sábado, mais uma edição da Baja TT Rota do Douro, evento desenvolvido com o objetivo de dinamizar o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, informou fonte da autarquia.
No sábado e domingo, marcam o regresso do TT, em duas e quatro rodas, à atividade em 2016 e, como sábado é Dia do Pai, vão ainda aparecer algumas novidades para pais e filhos na prova.
A Baja TT Rota do Douro passou a integrar a Taça Ibérica de todo-o-terreno, sendo a prova de abertura deste troféu e simultaneamente a primeira da época de 2016, em termos de Campeonatos Nacionais de ambos os países da Península Ibérica.
Além do estatuto internacional, a terceira edição da prova conta com outra grande novidade: o regresso das motos, quads e UTV´s.
A Baja TT Rota do Douro é uma prova pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-terreno da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, para a Taça Ibérica de Todo-o-terreno e que integra, a título extra, os concorrentes inscritos na Federação de Motociclismo de Portugal.
Com partida marcada para sexta-feira, dia em que vai ser disputado o prólogo, em Valongo, este traçado tem uma extensão de cerca de cinco quilómetros e como sempre, determina a ordem de partida para o setor-seletivo do dia seguinte.
Amarante recebe a caravana no sábado. As motos vão abrir o setor-seletivo e vão cumprir o trajeto de cerca de 150 quilómetros que atravessa os concelhos de Marco de Canaveses, Baião e regressa a Amarante.
Refira-se que grande parte do percurso cronometrado decorre nas serras de Amarante, afirmando-se cada vez mais como local de eleição para as provas de desporto motorizado.
Os carros têm a partida marcada para cerca de uma hora e meia mais tarde e cumprem o mesmo traçado em duas voltas, com paragem para assistência pelo meio-dia na zona ribeirinha de Amarante.
A prova termina na Ribeira de Gaia, no final da tarde de sábado com a realização da cerimónia de chegada e pódium.
A piloto Rita Vieira, campeã Nacional de Enduro e de Trial, e vencedora da Taça do Mundo de Bajas em 2014 e 2015, volta a ser madrinha da Baja TT Rota do Douro.