Amor Electro são cabeça de cartaz nas Festas do Concelho de Fafe

Os Amor Electro são os cabeça de cartaz das Festas do Concelho de Fafe, que decorrem entre 11 e 15 de julho, e que têm previsto um programa diversificado que inclui música, folclore, desfiles e marcha luminosa, anunciou a autarquia.

Este ano, a banda Amor Electro é cabeça de cartaz, num espetáculo que promete animar a noite de 13 de julho, sábado, na Praça Mártires de Fascismo.

O arranque das festividades, a 11 de julho, é marcado pela apresentação da Peça de Teatro “O mais Longo Verão’do Teatro Vitrine, no centro da cidade, e pelo espetáculo dos Função Públika, na Praça Mártires do Fascismo.

Na sexta-feira, é recuperada a ‘História da Sra. de Antime’, numa conversa informal no South África. À noite, decorrerá o habitual Encontros de Coros, na Igreja Nova de S. José, para mais tarde, na Praça Mártires do Fascismo, decorrer o Espetáculo da Orquestra da Academia de Música José Atalaya com Fernando Pereira, músico bem conhecido do grande público.

Ao soar da meia noite, o renovado Parque 1.º de Dezembro (junto à Indaqua), ganha vida com os Fados de Coimbra ‘Alma Mater’.

A noite é dedicada também à Juventude nas Festas, com a atuação de vários Dj’s, na Rua António Saldanha (Arcada). Diego Miranda, Rhe Funking Bastards e Bones são os nomes escolhidos para animar a noite.

 

Arruada de bombos, passeio de clássicos e mostra de folclore a 11 de julho

No sábado, a manhã começa bem cedo, com a Arruada de Bombos de Fafe pelas ruas da cidade e, depois, o Passeio de Clássicos, uma organização do Clube Automóvel de Fafe. Os Cantares ao Desafio regressam às festas e marcam também o dia de Sábado. À noite, o palco da Praça 25 de Abril, recebe a XVI Mostra de Folclore de Fafe, com a participação de vários grupos de folclore, de diferentes pontos do país. Na Igreja Nova de S. José, decorre o Encontro de Coros.

O concerto dos Amor Electro culmina com o espetáculo piromusical que transforma os céus de Fafe numa mancha de cor e movimento. A música continua noite dentro, com atuação de vários Dj’s, na Arcada: Nino, Projeto Remember Old Times e Olga Ryazanova.

Domingo, 14 de julho, é, para muitos, o dia mais simbólico destas festas. A procissão em honra de Nossa Senhora de Antime atrai milhares de fiéis, num momento único, carregado de fé e emoção.

Ao início da manhã, a Procissão de Nossa Senhora das Dores sai de Fafe em direção a Antime e a Procissão de Nossa Senhora da Misericórdia sai de Antime para Fafe. As duas imagens encontram-se, cerca de uma hora depois, na Ponte de S. José e seguem juntas rumo à Igreja Nova, em Fafe.

O tradicional Desfile e Despique das Bandas Filarmónicas de Golães e Revelhe mantém-se como aposta para domingo à tarde, a partir das 15:00, na Rua António Saldanha. Mais tarde, perto das 21:30, as Bandas juntam-se para uma arruada e abrilhantam as Festas da Cidade até às 24:00.

Ainda no domingo, decorrerá, a partir das 22:00, o Concurso de Vestidos de Chita, que integra novamente as comemorações, pelo quinto ano, recuperando-se uma tradição de há décadas, tão acarinhada pelos fafenses. Ao Concurso, junta-se o Desfile com diversas peças de vestuário e calçado do comércio local.

A marcha luminosa, que completa 75 anos, encerra as festas do concelho, na segunda-feira, a partir das 23:00, com o desfile de diversos carros alegóricos, muita música, dança e animação para todos os que assistem.

Antes, no centro da cidade, haverá muita animação e, no Jardim do Calvário, um espetáculo pirotécnico.

 

Juventude nas Festas

A programação das Festas do Concelho continua a apostar nos mais jovens com um cartaz repleto de animação e surpresas.

As noites de sexta-feira e sábado vão ser animadas por vários Dj’s conhecidos do grande público. DiegoMiranda, Rhe Funking Bastards , Bones, Nino, Projeto Remember Old Times e Olga Ryazanova.

A programação da Juventude nas Festas terá ainda várias surpresas para o público mais jovem que ter aderido, em massa, à iniciativa, fazendo das Festas do Concelho um momento para todos.

As festas contam com a parceria do Grupo Nun’Álvares e da Posição Neutra.