Antevisão da Jornada 13 da Divisão Elite AF Porto (C/ÁUDIO)

A 13ª jornada da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP), agendada para a manhã do próximo domingo, está repleta de motivos de interesse. A ronda contempla quatro dérbis da região do Tâmega e Sousa.

 

Rebordosa e Vila Meã, que estão igualados na liderança da prova, com 24 pontos, vão defrontar emblemas do concelho de Gondomar.

Os rebordosenses, que apenas amealharam um ponto nos dois últimos jogos, deslocam-se à Foz do Sousa, para defrontar o Sousense, com o objetivo único de regressar às vitórias, apesar de Arlindo Gomes aguardar por “um jogo difícil”.

“O Sousense é uma equipa com qualidade, muito reformulada, mas que tem feito bons resultados. Nós vamos lá para conseguir os três pontos e sabemos que o adversário também vai lutar pelo mesmo”, antecipou o treinador do Rebordosa.

 

 

O Vila Meã recebe o Gens com o intuito de alcançar o oitavo triunfo consecutivo da temporada. No entanto, a equipa amarantina terá de atuar em casa emprestada, em Paredes, de forma a cumprir um jogo de interdição do seu estádio.

Calica Moreira admite que será uma adversidade perante um opositor “que está a fazer um excelente campeonato”. “Mas não será desculpa. Temos de nos adaptar rapidamente para no domingo estarmos ao melhor nível para conseguir os três pontos”, frisou o técnico do Vila Meã.

 

 

O Marco-09, que está na perseguição ao duo da frente, desloca-se até ao terreno do Felgueiras B. A equipa azul grená ocupa a penúltima posição da tabela, com apenas três pontos, e está num ciclo de cinco derrotas consecutivas, mas o treinador marcuense José Oliveira espera mesmo assim “um jogo extremamente difícil”, perante um adversário que dispõe de um plantel recheado “de jovens de grande qualidade”.

“Será um jogo complicado, mas vamos, como sempre, tentar trazer os três pontos. Mas para isso temos de ter atitude e sermos valentes”, vincou.

 

 

O dérbi regional, entre Vila Caiz e FC Lixa, é uma das atrações da jornada. As duas equipas pretendem regressar às vitórias. Os amarantinos perderam na última jornada, em Gens, enquanto lixenses empataram os dois últimos desafios, mas já não são derrotados há quatro jogos.

O Alpendorada recebe o São Pedro da Cova. O emblema de Marco de Canaveses quer voltar a ganhar dentro de portas, algo que não sucede desde meados de outubro.

O dérbi do concelho de Lousada, entre Lousada e Aparecida, será um duelo entre duas formações com estado de espírito diferente. Os rubro-negros querem corrigir o pesado desaire, de há uma semana, em Marco de Canaveses. Os aparecidenses entrarão em campo motivados pelo triunfo, a meia da semana, no terreno do Aliança de Gandra, que lhes permitiu abandonar a zona de despromoção.

O Aliança de Gandra pretende amealhar os primeiros pontos da época, na receção ao Vilarinho. O coletivo do concelho de Paredes, que segura a ‘lanterna-vermelha’ da competição, defronta um adversário que já não vence há sete jornadas.

Finalmente, o Freamunde, em casa, mede forças com o Aliados de Lordelo. Um embate entre duas das melhores equipas do campeonato, colocadas nos lugares cimeiros da pauta classificativa.