Antiga escola primária de Barrosas, Felgueiras, vai ser centro cultural

A linha arquitetónica original vai ser preservada, mas o edifício, de dois pisos, será dotado de condições para a realização de atividades culturais

A antiga escola primária das Cruzes, em Barrosas, Felgueiras, vai ser transformada num centro cultural dotado de auditório e salas de exposições, anunciou hoje fonte autárquica.

“Era imperioso deitar mãos a esta obra, de grande importância para a vila de Barrosas, que é a transformação de uma histórica escola num centro cultural para a população”, comentou o presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, citado num comunicado.

Nesta fase, segundo o município, decorrem obras de modernização e ampliação do edifício original.

A linha arquitetónica original vai ser preservada, mas o edifício, de dois pisos, será dotado de condições para a realização de atividades culturais.

Cada uma das duas salas de exposições terá cerca de 50 metros quadrados e o auditório disponibilizará 100 metros quadrados.

A obra representa um investimento de cerca de 200.000 euros, sendo comparticipada em 60% por fundos comunitários.

Para o autarca, trata-se de “um grande avanço para a localidade”, que passará a contar com um equipamento preparado para atividades culturais de maior relevância”.

“É, sem dúvida, mais um avanço na concretização da política cultural da autarquia”, acrescentou Inácio Ribeiro.

A vila de Barrosas é o terceiro polo urbano do concelho de Felgueiras e um importante núcleo industrial.

No segundo centro demográfico do município, a cidade da Lixa, decorrem obras na casa da cultura, dotando-a também de melhores condições.

APM.

Lusa/fim