António Faria sobe 3 lugares e é o 19.º na lista de candidatos a deputados no Porto

Com esta posição na lista, António Faria, que desempenhou funções como deputado nesta legislatura ao ser eleito nas legislativas de 2022, reúne condições aritméticas para uma eventual eleição se o Partido Socialista obtiver uma votação no distrito próxima dos 35 por cento, o que garantiria, à partida, a eleição direta de 16 a 17 deputados

FOTOS: Armindo Mendes (Direitos Reservados)

O militante socialista António Faria, de Felgueiras, antigo chefe de gabinete do presidente da Câmara de Felgueiras, é o 19.º da lista de candidatos do PS às próximas eleições legislativas pelo distrito do Porto, subindo 10 lugares face a 2022.

 

Com esta posição na lista, António Faria, que desempenhou funções como deputado nesta legislatura ao ser eleito nas legislativas de 2022, reúne condições aritméticas para uma eventual eleição se o Partido Socialista obtiver uma votação no distrito próxima dos 35 por cento, o que garantiria, à partida, a eleição direta de 16 a 17 deputados.

Em 2011, quando os socialistas perderam as eleições e obtiveram 32%, no Porto garantiram 14 deputados.

Em 2017, quando o PS ganhou no distrito, com 36,65%, elegeu 17 deputados.

Em 2022, o PS atingiu 42,5% e garantiu 19 deputados no Porto. Nessas eleições, António Faria foi no 22.º lugar, mas acabou por ser chamado a assumir um lugar no parlamento.

 

António Faria será possivelmente eleito se PS chegar aos 35%

Se o PS chegasse aos 35% nas próximas legislativas e se esse resultado garantisse ao partido formar governo, então António Faria assumiria quase por certo um lugar no parlamento, dando como adquirido que alguns dos nomes à sua frente na lista de candidatos possam assumir funções no governo.

Além de António Faria, outros nomes da região foram incluídos na lista do PS pelo distrito do Porto, destacando-se José Carlos Barbosa, de Paredes, em 11.º, Paulo Araújo Correia, de Penafiel, em 15.º, e Hugo Carvalho, de Amarante, no 18.º.