Arquitetos da Lixa apresentam projetos para reabilitar antiga escola da Lixa

Três arquitetos da cidade da Lixa, Felgueiras, desafiados pela autarquia, elaboraram um projeto para dar uma nova vida à antiga escola básica da Lixa.

Em comunicado, a autarquia adianta que o objetivo é potenciar o edifício de referência no centro da cidade e a torná-lo num novo espaço promotor e gerador de ideias.

“Este edifício é emblemático e foi frequentado por muitos lixenses, tornando-se, portanto, num património a preservar e nada melhor do que um filho da terra para avaliar as necessidades e dar uma nova utilidade a este equipamento público”, frisou Inácio Ribeiro, presidente da Câmara de Felgueiras, citado em comunicado.

A escola EB1 da Lixa, face ao atual panorama do parque escolar do concelho de Felgueiras, já não se destina ao ensino e será adaptada a outra finalidade.

“Queremos que este espaço, que é de todos seja polivalente, aberto à comunidade e à cultura, e que proporcione bons momentos aos habitantes do concelho e a quem nos visita”, sublinhou o autarca.

Arquitetos da Lixa apresentam projetos para a reabilitação da antiga escola da Lixa 2

A autarquia revela que se pretende proceder à recuperação do edifício original e à transformação do espaço do logradouro, local de implantação de um novo volume, sem, contudo, ter a pretensão de se impor à peça original.

O programa inicial deve contemplar uma sala polivalente para exposições, palestras/ debates, adequada às diversas atividades artísticas.

Para o apoio devido, deverá ainda ser equipado com uma pequena copa/bar e instalações sanitárias para ambos os sexos e pessoas com mobilidade condicionada.

Este foi o ponto de partida obrigatório a inserir no projeto de reabilitação, ficando o restante programa em aberto para ser definido pelos arquitetos que contribuíram com ideias e soluções compatíveis à nova funcionalidade.

As várias entidades fizeram a sua apreciação e deram contributos. A autarquia adianta ainda que em breve será divulgado o projeto selecionado.