Arquivo Municipal de Felgueiras abre portas à comunidade no sábado

O Arquivo Municipal de Felgueiras abre portas sábado, às 15:00, para uma visita guiada às suas instalações, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Arquivos, anunciou a autarquia.

Inaugurado a 25 de outubro de 2014 pelo então secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, o Arquivo Municipal de Felgueiras resultou de uma candidatura ao QREN ON2 – Rede de equipamentos culturais – Bibliotecas Públicas e Arquivos Públicos, a qual foi aprovada em julho de 2010.

O edifício foi projetado pelo arquiteto Vítor Martins e está desenhado e estruturado tendo em conta as suas funções de recolha, organização, conservação, guarda, comunicação e difusão da documentação e informação.

O acervo arquivístico, constituído por 40 arquivos de distintas proveniências, possui 124 peças documentais consideradas de valor excecional no âmbito do Programa de Inventariação do Património Cultural Móvel – Fundos Arquivísticos.

As visitas ao Arquivo Municipal são gratuitas mediante inscrição prévia, até quinta-feira, nas instalações da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, através do telefone 255 318 140 ou pelo e-mail [email protected]