Assembleia Municipal de Felgueiras reúne na próxima sexta: Orçamento para 2023 na agenda

A Assembleia Municipal de Felgueiras tem reunião ordinária agendada para a próxima sexta-feira, 9 de dezembro, com uma agenda de trabalhos onde sobressaem os pontos relativos ao Orçamento e Plano para 2023, e a discussão da desagregação das freguesias da atual União da Pedreira, Rande e Sernande.

Os documentos previsionais para 2023, onde se incluem o Mapa de Pessoal, os impostos a cobrar (IRS, Derrama, Imposto Municipal sobre Imóveis), e os documentos orçamentais e financeiros, deverão merecer ampla discussão uma vez que apesar de aprovados em Reunião de Câmara pela maioria do Sim Acredita, mereceram por parte dos vereadores do PSD/Felgueiras críticas e posições de abstenção e votos contra.

A proposta de Orçamento Municipal para 2023 apresenta um valor ligeiramente acima dos 60 milhões de euros. 

Relativamente a impostos municipais, o IRS baixa de 5 para 4,67%, o IMI manter-se-á na taxa mínima. Já a Derrama passará a abranger empresas com volume de negócios até 150 mil euros.

Outro dos pontos que é aguardado com expectativa é relativo à proposta de desagregação da atual União de Freguesias da Pedreira, Rande e Sernande, que chega à Assembleia Municipal depois de ter sido votado favoravelmente por unanimidade em reunião da Assembleia de Freguesia desta União de Freguesias.