Autarca de Cinfães é o novo presidente Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

 

O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, foi eleito, na quarta-feira, presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), informou fonte daquela autarquia.

Eleito entre os 11 autarcas que constituem aquele organismo, Armando Mourisco tem como vice-presidentes Gonçalo Rocha, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lousada.

Armando Mourisco assume a presidência de um organismo que visa a promoção do planeamento e da gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental do seu território abrangido, articulação de investimentos municipais de interesse intermunicipal, participação na gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional, designadamente no âmbito do Portugal 2020 e planeamento das atuações de entidades públicas, de caráter supramunicipal.

É igualmente papel da CIM do Tâmega e Sousa assegurar a articulação das atuações entre os municípios e os serviços da Administração Central em diversas áreas.

A CIM-TS, com sede em Penafiel, representa cerca de 450 mil habitantes e engloba os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, sendo uma das regiões mais jovens do país.