Autárquicas: Candidato da CDU em Felgueiras que dar mais voz às populações

O candidato da CDU à Câmara de Felgueiras, o empresário António Peixoto, quer ter representação nos órgãos autárquicos daquele município do distrito do Porto para “ouvir a voz da população e dos trabalhadores”.

 

Em declarações à agência Lusa, o candidato salientou que “as pessoas e os trabalhadores sentem a necessidade da CDU, porque quando são lesados recorrem sempre aos comunistas”.

António Peixoto, de 64 anos, é militante do PCP e natural de Airães. Repete a candidatura que realizou, em 2017, ao mesmo órgão autárquico. Antes, em 2013, concorreu à Assembleia Municipal de Felgueiras, também no distrito do Porto.

O candidato frisa que a CDU de Felgueiras pretende eleger representantes à Assembleia Municipal e, “se possível”, à vereação.

Questionado sobre os traços gerais do seu programa eleitoral, António Peixoto explicou que vai começar uma fase de consulta de coletividades, entidades e população com vista à sua elaboração.

Contudo, recorda, há objetivos e propostas da CDU de âmbito nacional que podem ser considerados, à partida, como objetivos da sua candidatura, nomeadamente a questão do “acesso e gestão democráticos” do saneamento e da distribuição de água, a melhoria das condições dos trabalhadores municipais e a classificação de espaços públicos, entre outros.

O candidato adiantou, ainda, que uma das lutas dos comunistas é a reposição das freguesias para o modelo anterior à reforma administrativa de 2012.

Segundo António Peixoto, o processo de reorganização resultou na perda de acesso a muitos serviços por parte das populações, nos novos territórios.

A CDU indicou que o militante do PCP Vasco Cunha, de 57 anos, será o seu candidato à Assembleia Municipal de Felgueiras.

O executivo de Felgueiras é atualmente formado por cinco elementos da coligação PS/Livre e quatro do PSD.

António Peixoto é o terceiro candidato oficialmente anunciado para o concelho.

O PSD anunciou Vítor Vasconcelos, atual líder da concelhia de Felgueiras do PSD e presidente da Junta de Freguesia de Airães, como candidato à presidência da autarquia.

O farmacêutico Camilo Rebelo vai concorrer pela Iniciativa Liberal (IL).

As eleições autárquicas deste ano não têm ainda data marcada, mas, de acordo com a lei, terão de decorrer entre setembro e outubro.

 

APM // JAP

Lusa/Fim