Autárquicas: Tâmega e Sousa tem 447.501 leitores inscritos para as eleições de domingo

Lusa

A região do Tâmega e Sousa tem 447.501 eleitores inscritos para a eleições autárquicas de domingo, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições.

 

A votos, na região, vão estar 59 listas para eleger os presidentes de câmara para os próximos quatro anos. Vão, também, ser eleitos os presidentes das assembleias municipais e os presidentes de juntas de freguesia.

 

AMARANTE TEM 50.045 ELEITORES INSCRITOS

O concelho de Amarante tem 50.045 eleitores inscritos e cinco candidatos à câmara municipal.

Na corrida à liderança da autarquia está o atual presidente da autarquia José Luís Gaspar, pela coligação PSD/CDS-PP. O social-democrata candidata-se a um terceiro mandato.

O deputado na Assembleia da República, Hugo Carvalho, encabeça a lista do PS à Câmara de Amarante.

Em Amarante, a CDU apresentou António Duarte, o Bloco de Esquerda o médico cardiologista António Joaquim Marinho da Silva e o Chega apresentou o engenheiro civil e atual líder da concelhia do partido em Amarante Filipe Macedo.

 

BAIÃO TEM 16.775 ELEITORES INSCRITOS

O concelho de Baião tem 16.775 eleitores inscritos e quatro candidatos à câmara municipal.

Na corrida à liderança da autarquia está o atual presidente da autarquia Paulo Pereira, pelo PS. O socialista candidata-se a um segundo mandato.

Em Baião são, também, conhecidas as candidaturas de Paulo Portela (PSD/CDS-PP), Manuel Vilas Boas (CDU) e Raul Melo (Chega)

 

CASTELO DE PAIVA TEM 13.990 ELEITORES INSCRITOS

O concelho de Castelo de Paiva tem 13.990 eleitores inscritos e cinco candidatos à câmara municipal.

Na corrida à liderança da autarquia está o atual vice-presidente da autarquia José Manuel Carvalho, pelo PS. O candidato avança dada a limitação de mandatos que impede a recandidatura do atual presidente, Gonçalo Rocha.

Em Castelo de Paiva são, também, conhecidas as candidaturas José Rocha (PSD), Ricardo Jorge (Independente “Um concelho para todos”), Vítor Quintas (Independente “Mudar para melhor”) e Manuel Rodrigues pela CDU.

 

CELORICO DE BASTO TEM 17.490 ELEITORES INSCRITOS

O concelho de Celorico de Basto tem 17.490 eleitores inscritos e seis candidatos à câmara municipal.

Na corrida à liderança da autarquia está José Peixoto Lima, pelo PSD, que substitui o atual presidente da autarquia, Joaquim Mota e Silva, dada a limitação de mandatos que impede a sua recandidatura.

Em Celorico de Basto são, também, conhecidas as candidaturas de Manuel Machado (PS), Carlos Dias Guimarães (independente Cidadãos Independentes por Celorico de Basto), Isabel Vaz de Freitas (CDS-PP), Hugo Pinto Fangueiro (Chega) e Luís Heitor Marinho (CDU).

 

CINFÃES TEM 16.348 ELEITORES INSCRITOS

O concelho de Cinfães tem 16.348 eleitores inscritos e três candidatos à câmara municipal.

Na corrida à liderança da autarquia está o atual presidente da autarquia, Armando Mourisco, que avança pelo PS, Bruno Rocha pela coligação PSD/CDS-PP/PPM e Ricardo Brites pela CDU.

 

FELGUEIRAS TEM 51.647 ELEITORES INSCRITOS

O concelho de Felgueiras tem 51.647 eleitores inscritos e seis candidatos à câmara municipal.

Na corrida à liderança da autarquia está o atual presidente da autarquia Nuno Fonseca, pela coligação Sim acredita (PS/Livre). Nuno Fonseca candidata-se a um segundo mandato.

O atual presidente da Comissão Política do PSD de Felgueiras e presidente da Junta de Freguesia de Airães, Vítor Vasconcelos, é o candidato do PSD.

Em Felgueiras, a Iniciativa Liberal apresentou Camilo Rebelo, a CDU António Peixoto, o CDS-PP Elisabete Teixeira e o Chega Glória Mesquita.

 

LOUSADA TEM 41.353 ELEITORES INSCRITOS

O concelho de Lousada tem 41.353 eleitores inscritos e cinco candidatos à câmara municipal.

Na corrida à liderança da autarquia está o atual presidente da autarquia Pedro Machado, pelo PS. O socialista candidata-se ao terceiro mandato.

Em Lousada, foram também oficializados Simão Ribeiro, pela coligação “Acreditar Lousada” (PSD/CDS-PP), Daniela Leal, pelo Bloco de Esquerda, Mateus Laranjeira pela CDU e Suzana Moreira pelo Chega.

 

MARCO DE CANAVESES TEM 45.273 ELEITORES INSCRITOS

O concelho do Marco de Canaveses tem 45.273 eleitores inscritos e cinco candidatos à câmara municipal.

Na corrida à liderança da autarquia está a atual presidente da autarquia Cristina Vieira. A socialista candidata-se ao segundo mandato.

São, ainda, candidatos Maria Amélia Ferreira, pelo PSD, José Luís Sousa, pela CDU, Nuno Leite, pelo Bloco de Esquerda, e Patrícia Magalhães, pelo Chega.

 

PAÇOS DE FERREIRA TEM 48.660 ELEITORES INSCRITOS

O concelho de Paços de Ferreira tem 48.660 eleitores inscritos e cinco candidatos à câmara municipal.

Na corrida à liderança da autarquia está o atual presidente da autarquia Humberto Brito, pelo PS, que concorre a um terceiro mandato.

Em Paços de Ferreira são, também, candidatos Alexandre Costa, pelo PSD, Cátia Rafaela dos Santos, pelo Chega, João Paulo Carvalho, pela CDU, e Ludgero Pereira, pelo CDS-PP.

 

PAREDES TEM 74.084 ELEITORES INSCRITOS

O concelho de Paredes tem 74.084 eleitores inscritos e seis candidatos à câmara municipal.

Na corrida à liderança da autarquia está o atual presidente da autarquia Alexandre Almeida (PS), que concorre a um segundo mandato.

Em Paredes, são ainda candidatos Ricardo Sousa, pelo PSD, Manuel Pinho, pelo Nós, Cidadãos/Aliança, Álvaro Pinto, pela CDU, João Pedro Ferreira, pelo Bloco de Esquerda, e Teresa Monteiro, pelo Chega.

 

PENAFIEL TEM 61.730 ELEITORES INSCRITOS

O concelho de Penafiel tem 61.730 eleitores inscritos e cinco candidatos à câmara municipal.

Na corrida à liderança da autarquia está o atual presidente da autarquia Antonino de Sousa, pela coligação Penafiel Quer (PSD/CDS-PP). Antonino de Sousa candidata-se a um terceiro mandato.

Em Penafiel são, também, conhecidas as candidaturas de Paulo Araújo Correia (PS/RIR), Bruno Sousa (CDU), Duarte Graça (BE) e Carla Silvestre (Chega).

 

RESENDE TEM 10.106 ELEITORES INSCRITOS

O concelho de Resende tem 10.106 eleitores inscritos e três candidatos à câmara municipal.

Na corrida à liderança da autarquia está o atual presidente, Garcez Trindade, que avança pelo PS.

Fernando Silvéria encabeça a lista do PSD e Fernando Pinto é o candidato da CDU.