Bandeira das Festas de São Pedro vai ser hasteada no sábado

A Comissão de Festas de São Pedro 2021 vai hastear a bandeira alusiva ao certame numa cerimónia simbólica e restrita a realizar no sábado, informou fonte da organização.

 

O evento, marcado para as 14:30, em Santa Quitéria, estará restrito a membros da comissão, da Confraria de Santa Quitéria e do executivo municipal de Felgueiras, sublinhou a organização.

A cerimónia, que tradicionalmente se realiza em fevereiro, foi adiada para a nova data por causa da situação de pandemia e de confinamento que se viveu, no país, no início do ano.

Em declarações ao Expresso de Felgueiras, Carlos Castro, da comissão de festas, explicou que a cerimónia se realiza para, sobretudo, manter viva a memória do evento que não se realizará, pelo segundo ano consecutivo, devido às medidas de contenção da pandemia da covid-19.

“No fundo, é um ato simbólico, sabendo que este ano não vai ser possível realizar as festas”, acrescentou.

O responsável adiantou, contudo, que o evento religioso associado ao certame irá decorrer e que vai avançar, em breve, com detalhes sobre a realização da cerimónia.

As Festas de São Pedro, normalmente realizadas em junho, são um dos certames religiosos e populares mais emblemáticos de Felgueiras.

As festividades que, normalmente atraem milhares de forasteiros às ruas da cidade, foram canceladas no ano passado, no âmbito das medidas de prevenção à pandemia da covid-19.