Barrosas vence Gandra e conquista a Supertaça AFP

O Barrosas fez história e conquistou a 1ª edição da Supertaça da Associação de Futebol do Porto (AFP) ao derrotar o Aliança de Gandra, por 2-1, na partida disputada, no sábado, no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras.

Todos os golos do desafio foram apontados durante os primeiros 45 minutos.

A formação do concelho de Paredes, que milita no Campeonato de Portugal, adiantou-se no marcador, aos 32’, por intermédio de Joel.

O conjunto felgueirense, que atua na Divisão de Elite, reagiu de imediato e só necessitou de quatro minutos para restabelecer a igualdade, com um golo de David Bessa.

Em cima do intervalo, Vítor Pinto, na conversão de uma grande penalidade, consumou a reviravolta.

Na etapa complementar o resultado não sofreu alteração, apesar de algumas oportunidades junto das duas balizas.

O Barrosas arrecadou o segundo troféu oficial da sua história no espaço “de pouco mais três meses”, lembrou o técnico Filipe Teixeira. No último mês de Maio tinha conquistado a Taça Brali AFP.

“Trabalhamos muito ao longo destes dias. Desde 18 de Julho que vínhamos a preparar este jogo. Conhecíamos bem o adversário e estávamos preparados. O plano de jogo saiu na perfeição. Está toda a gente de parabéns”, afirmou.

O presidente do Barrosas acredita que a conquista da Supertaça AFP é um bom indicador para a nova temporada. Paulo Sadat diz que “é um começo para ganhar mais alguma coisa”.

“Estivemos a perder, demos a volta. Na segunda parte tivemos de sofrer um bocadinho, mas acho que a vitória é justa”, analisou.

Barrosas - equipa técnica

O Aliança de Gandra sofreu a primeira derrota em jogos oficias no espaço de 11 meses.

Mário Rocha admitiu ter ficado desiludido com o resultado e, sobretudo, com a exibição da primeira parte, considerando que a sua equipa “entrou mal no jogo, interpretou mal o jogo e faltou com respeito ao adversário”.

“Ao intervalo falei com os jogadores e corrigimos, mas quando se vai na aflição as coisas não saem da melhor forma. Fomos melhores na segunda parte e até merecíamos o empate. O Barrosas é um justo vencedor por aquilo que fez no primeiro tempo”, confessou.

O Barrosas tornou-se no primeiro clube a conquistar a Supertaça AFP, prova introduzida esta época pela associação portuense, onde se defrontam os vencedores da Divisão de Elite e da Taça Brali.

 

Ficha de jogo:

Aliança Gandra – 1 Barrosas – 2

Local: Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras

Árbitro: João Gonçalves

Aliança Gandra: Cláudio, Bruninho, Celso, Leo Bonfim (Marcelo) e Fabu; Pedrosa (Andre Luiz), Joel e Sousa (Xavica); Rateira (Ricardo Barros), Manuel Luis (Pilhas) e Jorginho. Treinador: Mário Rocha

Barrosas: Paulo Costa; Fábio Viera (Fabi), Tanta, Jorge Ferreira e Vitor Pinto; Chico, Alex, Rui Moreira (Fábio Freitas), Pedrinho, David Bessa e Luciano. Treinador: Filipe Teixeira.

Ao intervalo: 1-2 Golos: Joel (32’); David Bessa (36’) e Vitor Pinto (45’ g.p.).

 

Luís Miguel Nogueira