BICMINHO melhora a competitividade e a inovação da indústria de Felgueiras

Empresas industriais de Felgueiras vão contar com a ajuda do BICMINHO para se modernizarem, serem mais inovadoras e aumentarem as suas exportações

O BICMINHO e a Associação Empresarial de Felgueiras – AEF unem-se em prol do reforço competitivo do tecido empresarial local, para dar melhor visibilidade às empresas do concelho, disse fonte do BICMINHO.

“As empresas de Felgueiras têm assim a oportunidade de alcançar uma maior visibilidade e consequentemente um melhor posicionamento nos seus mercados de atuação”, lê-se em comunicado.

Esta parceria resulta da aposta do BICMINHO na modernização e internacionalização das empresas da região, sobretudo na indústria.

“A inovação no concelho de Felgueiras, um concelho com um espírito empresarial fabuloso, é uma das principais metas em vista”, refere Nuno Gomes, citado em comunicado, acrescentando:

“Uma empresa que não aposta na inovação com valor, perde competitividade e é facilmente ultrapassada pelos seus concorrentes”.

A parceria agora reforçada com a AEF representa, para Nuno Gomes, confiança no trabalho e nos resultados do BICMINHO.

O primeiro contacto entre as duas instituições deu-se em 2011.

“A partir daí fomos às empresas e verificamos que era o espírito empreendedor e a vontade de fazer que estava a sero motor do crescimento das empresas. Mas faltava fazer mais: era importante aproveitar a fase de crescimento económico de Felgueiras, para ajudar as empresas do concelho a preparar o futuro e a enfrentar novos desafios, melhorando os seus processos de gestão e apostando na qualificação dos seus recursos humanos”, referiu o Administrador Executivo do BICMINHO, que admite ele próprio ter sido “contagiado por esta vontade de vencer e de ultrapassar obstáculos, colocando ideias em prática”.

A seleção do BICMINHO para assegurar a implementação de uma nova edição do programa QI-PME Norte na AEF foi um dos mais recentes desenvolvimentos desta parceria. No total, serão 25 as empresas apoiadas, que beneficiarão de 75 horas de consultoria e 50 de formação cada, ministradas pelos especialistas do BICMINHO.

Esta intervenção visa apoiar as empresas na melhoria do seu desempenho económico e financeiro e no reforço das competências dos seus quadros de trabalhadores através da melhoria dos processos de gestão, da formação orientada para o apoio ao desenvolvimento organizacional, e da otimização de metodologias e processos de modernização e inovação. Com a ajuda do BICMINHO, as empresas poderão ser apoiadas, nomeadamente, no domínio da gestão, controlo de gestão, internacionalização, inovação, marketing e comunicação, novas tecnologias, e web, qualificação dos recursos humanos, vendas, relacionamento com o mercado e canais de distribuição, e competitividade geral da empresa.