Bispo do Porto nomeia padres para paróquias de Amarante, Marco e Felgueiras

O Pe. Fernando Coutinho será o novo pároco de Santa Marinha de Fornos e de Rio de Galinhas, paróquias do centro da cidade de Marco de Canaveses.

Pe. José Manuel Ferreira, pároco de S. Gonçalo, S. Veríssimo e Gatão, Amarante

O Bispo do Porto nomeou o Pe. José Manuel Ferreira novo pároco de Cepelos e Madalena, na cidade de Amarante, que passa a acumular com as paróquias que tinha de S. Gonçalo, S. Veríssimo e Gatão.

O Pe. Joaquim Pacheco, atual pároco de Cepelos e Madalena, muito estimado na cidade e nestas paróquias das quais foi pároco durante várias décadas e professor no Colégio local de S. Gonçalo, manter-se-á como colaborador do novo pároco José Manuel Ferreira nas paróquias de Cepelos, Gatão, Madalena, S. Gonçalo e S. Veríssimo, na Vigararia de Amarante.

O Pe. Fernando Coutinho será o novo pároco de Santa Marinha de Fornos e de Rio de Galinhas, paróquias do centro da cidade de Marco de Canaveses.

O novo pároco, com 44 anos, é capelão dos Bombeiros Voluntários Tirsenses e deixa as paróquias de Fontiscos e Santa Cristina do Couto, em Santo Tirso, que passaram a ser paroquiadas pelo jovem Pe. João Emanuel Pereira, natural de Alpendurada, ordenado presbítero no passado dia 12 de julho por D. António Francisco dos Santos, na Sé do Porto.

No concelho de Felgueiras o Pe. Carlos Oliveira Felgueiras, natural de Vila Cova da Lixa, será o novo pároco de Friande, Jugueiros e Sendim. O Pe. Carlos Oliveira Felgueiras, de 39 anos, deixa as paróquias de Melres e Medas, no concelho de Gondomar.

O sacerdote vicentino Manuel Gaspar Magalhães, será o novo pároco de S. Jorge de Vizela e S. Martinho de Penacova, mantendo-se como Adjunto do Vigário de Felgueiras. Note-se que o novo pároco assume estas duas novas paróquias que estavam a ser paroquiadas pelo colega da mesma congregação dos Padres Vicentinos, Pe. António Pereira Coelho.

O Pe. Manuel Horácio Gomes, também da Congregação da Missão (Vicentinos), será o novo pároco de Lagares, Pombeiro e Vila Fria, em Felgueiras, substituindo na paróquia de Lagares o Pe. Manuel Teixeira Barbosa, pároco daquela localidade há mais de duas décadas e onde os Padres Vicentinos têm uma das suas casas, conhecida por Seminário de S. José.

O Pe. Paulo Jorge Rocha será o novo Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, mantendo-se como pároco em Penafiel, Milhundos e Marecos.

O Pe. Ilídio Fernando dos Santos será o novo administrador paroquial de Luzim, na Vigararia de Penafiel- Castelo de Paiva, mantendo-se nas paróquias de Cabeça Santa, Peroselo e Boelhe.

Das nomeações do Bispo do Porto, divulgadas hoje no site daquela diocese, realce ainda para as novas funções do vigário geral da diocese, Pe. Américo Manuel Aguiar, que assumirá, no âmbito da Conferência Episcopal Portuguesa, a vice-presidência do Conselho de Gerência da Rádio Renascença, por um período de três anos.

Por seu turno, o Pe. José Pedro Azevedo será o novo diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária e Capelão da Universidade Católica, Centro Regional do Porto.

Note-se ainda que o Pe. Amadeu Francisco Teixeira, natural de Lufrei, concelho de Amarante, que exercia funções de Prefeito do Seminário do Bom Pastor e do Pré-Seminário passará a ser membro da equipa formadora do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição da Sé, no Porto.

Na nota pastoral dando conta das novas nomeações para este ano o Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, ressalva que “é para o serviço do Povo de Deus, da sua comunhão e missão, que têm sentido as nomeações e os serviços pastorais, que cada um dos membros da comunidade é chamado a realizar”.

“Reconheço o acrescido trabalho e a disponibilidade manifestada por todos aqueles que são chamados a novas missões. Afirmo o valor e o sentido diocesano do belo testemunho dado por todos quantos assumem novas responsabilidades ao serviço da Igreja. Devo igualmente afirmar o elevado testemunho de amor à Igreja revelado por quantos, por razão de idade ou de saúde, terminam os seus múnus pastorais exercidos de modo exemplar e generoso durante longos anos. A todos expresso a minha comunhão e testemunho a gratidão da Igreja do Porto”, acrescenta.

Foram ainda nomeados como diáconos permanentes, enquanto colaboradores dos respetivos párocos, os diáconos António Casimiro de Almeida, nas paróquias de Vila Boa do Bispo e Favões, no Marco de Canaveses, António José Abreu, para as paróquias de Ataíde, Banho, Carvalhosa, Castelões de Recesinhos, Oliveira e Real, na vigararia de Amarante, Joaquim Carvalho de Oliveira, em Campelo, Carneiro, Loivos do Monte e S. João de Ovil, na vigararia de Baião.

O diácono Agostinho Teixeira foi destacado para colaborar nas paróquias de Aveleda, S. Miguel de Lousada e Vilar do Torno e Alentém, e Miguel Luís Mendes, para as paróquias de Santa Eulália de Vizela e Santo Estêvão de Barrosas, na vigararia de Lousada.

O diácono António Fernando Cardoso, foi nomeado colaborador do pároco de Carvalhosa, Eiriz, Sanfins e Figueiró, na vigararia de Paços de Ferreira.