Bombeiros de Felgueiras compram equipamento para destruir a vespa asiática

Os bombeiros de Felgueiras anunciaram hoje a aquisição de equipamento específico para a destruição dos ninhos de vespa asiática que têm sido detetados no concelho.

Júlio Pereira, comandante da corporação e coordenador da proteção civil municipal, explicou que foram adquiridos dois fatos de apicultores, um pulverizador para aplicação de inseticidas e um incinerador a gás.

“Assim estamos equipados para procedermos à eliminação dos ninhos com todas as condições de eficácia e segurança”, frisou o comandante.

Júlio Pereira acrescentou que os novos equipamentos já foram usados na destruição de dois ninhos, um trabalho realizado com o apoio do veterinário da Cooperativa Agrícola de Felgueiras.

“Isto é novo para nós, mas estamos a seguir os procedimentos recomendados”, acrescentou.

Para esta segunda-feira, está anunciada a destruição de um terceiro ninho, na localidade de Sendim.

No concelho têm sido sinalizados vários ninhos daquele inseto, incluindo alguns nas áreas urbanas das cidades de Felgueiras e da Lixa. Alguns foram destruídos pelos proprietários dos terrenos, seguindo algumas indicações da proteção civil.

Há relatos, no concelho, de colmeias destruídas pelas vespas asiáticas.

Júlio Pereira disse à Lusa que a preocupação maior nesta fase é acorrer às preocupações dos apicultores e destruir rapidamente os ninhos para evitar que as vespas se reproduzam.

O comandante recorda que as vespas atacam as colmeias, matando as abelhas, para poderem comer o mel. Além dos prejuízos que estão a provocar na apicultura, as abelhas também são importantes para a polinização, fator decisivo na produção de frutos, atividade à qual se dedicam centenas de agricultores no concelho de Felgueiras.

 

APM.

Lusa/fim