Bombeiros de Felgueiras doaram ambulância à Faculdade de Medicina do Porto

Os Bombeiros de Felgueiras doaram uma ambulância de emergência pré-hospitalar à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto para ser utilizada pelo Centro de Simulação Biomédica, informou hoje a corporação.

De acordo com o comandante da corporação, a ambulância já não se encontrava ao serviço devido a uma avaria no motor, mas possuía a sua célula sanitária em bom estado e totalmente equipada.

“Vai assim permitir aos futuros médicos treinarem num ambiente confinado a situações de emergência”, assinalou Júlio Pereira.

A corporação de Felgueiras correspondeu, disse ainda, a um repto daquela faculdade e da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto.

“Foi o honrar de um compromisso que irá melhorar ainda mais a qualidade dos alunos desta instituição, que é uma referência no âmbito da formação das ciências médicas”, acrescentou Júlio Pereira.

Diretora da FMUP, Maria Amélia Ferreira, recebe a chave da ambulância
Diretora da FMUP, Maria Amélia Ferreira, recebe a chave da ambulância

Citado num comunicado da corporação enviado à Lusa, Oliveira e Silva, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, comentou que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Felgueiras, com este gesto, “é um exemplo para comunidade”.

A diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Maria Amélia Ferreira, citada no mesmo comunicado, frisou que, “através de cenários simulados, será possível, em breve, o treino realista de situações de emergência pré-hospitalar, incorporando as restrições e limitações de um espaço reduzido, como é o interior de uma ambulância”.

O Centro de Simulação Biomédica da Universidade do Porto foi criado em 2003 tendo formado mais de 3.200 estudantes de medicina e outros 1.200 profissionais de saúde.

 

Armindo Pereira Mendes / Lusa