Bombeiros de Felgueiras e da Lixa vão ter segunda Equipa de Intervenção Permanente

As corporações de Bombeiros de Felgueiras e Lixa vão ser reforçadas com uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

 

A medida foi revelada pela Liga de Bombeiros Portugueses, que anunciou a criação de 55 novas equipas no país.

As EIP são compostas por cinco elementos e asseguram o socorro e a emergência na área do concelho. Os bombeiros que as integram são caraterizados por elevada especialização, com conhecimento em valências diferenciadas, que lhes permitem dar resposta adequada nas diferentes missões, em ocorrências cada vez mais exigentes e complexas.

Júlio Pereira, comandante dos Bombeiros de Felgueiras, manifestou-se satisfeito com a nova equipa que “vai permitir aumentar a capacidade de socorro e uma maior cobertura de horas por dia”.

“Esta nova equipa visa melhorar o socorro e por isso vamos recrutar cinco elementos para aumentar a nossa operacionalidade”, vincou Júlio Pereira, acrescentando que “a criação das equipas de intervenção permanente tem como finalidade aumentar o número de operacionais nas corporações de bombeiros e é isso que vai ser feito nos Bombeiros de Felgueiras”.

 

Vítor Hugo Meireles, comandante dos Bombeiros da Lixa
Vítor Hugo Meireles, comandante dos Bombeiros da Lixa

 

Também o comandante dos Bombeiros da Lixa, Vítor Hugo Meireles, reagiu à criação de uma nova equipa de intervenção permanente naquela corporação, frisando que “tratará maior garantia de operacionalidade e socorro à população”.

“Sempre foi uma ambição nossa ter uma segunda equipa para dar o melhor às pessoas”, salientou.

As duas corporações agora contempladas já tinham uma EIP em funcionamento, cujos custos decorrentes da remuneração dos seus elementos cabem, equitativamente, à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e às respetivas câmaras municipais, bem como demais encargos relativos ao Regime de Segurança Social, Seguros de Acidentes de Trabalho e Taxa de Higiene e Segurança no Trabalho.

 

Equipas vão reforçar capacidade de resposta dos bombeiros, considera Nuno Fonseca

Nuno Fonseca, presidente da Câmara de Felgueiras, considera que as novas equipas de intervenção permanente, agora conseguidas para as corporações de Felgueiras e da Lixa, “vão com certeza reforçar a capacidade de respostas dos bombeiros”.

“Esta conquista resulta do trabalho realizado pela câmara municipal, em articulações com as duas corporações, no sentido de convencer as entidades nacionais que tutelam a proteção civil para a importância deste reforço. Felizmente conseguimos e estamos contentes”, acrescentou.

BV Felgueiras - inaug quartel 8

 

A Câmara de Felgueiras vai assegurar metade do pagamento dos custos associados a estas duas novas equipas, medida que já era efetuada com as duas equipas existentes nas corporações da Lixa e de Felgueiras.

Nuno Fonseca recordou, ainda, que “no caso da Lixa, e já com o atual executivo, foi conseguida a primeira equipa de intervenção permanente, o que era reivindicado pela corporação desse de 2008”.

“Agora conseguimos a segunda EIP para a Lixa, que será uma mais-valia para o trabalho realizado em prol das populações”, frisou o autarca.

 

Bombeiros da Lixa