
O líder do PS/Felgueiras, Eduardo Bragança, comunicou ao presidente da Federação do Porto do PS, Manuel Pizarro, na semana passada, que Pedro Araújo não será o candidato socialista em Felgueiras, nas autárquicas de 01 de outubro.
Esta informação foi confirmada à nossa redação por três líderes de concelhias da região do Tâmega e Sousa que também participaram no encontro.
Anúncio de Bragança surpreendeu outros dirigentes das concelhias da região
O anúncio de Bragança ocorreu numa reunião com o líder distrital, na qual participaram os dirigentes das concelhias do distrito com o objetivo de fazer o ponto da situação, município a município, dos processos autárquicos.
Quando chegou a vez de Bragança falar, o líder daquele partido em Felgueiras anunciou que Pedro Araújo não seria o candidato, justificando que o PS local teria em seu poder uma sondagem que apontaria para um resultado negativo se Araújo encabeçasse a candidatura socialista, acrescentando que já estaria a trabalhar numa alternativa.
O anúncio de Bragança apanhou de surpresa todos os dirigentes das várias concelhias, porque contrariava o otimismo que Bragança manifestara, semana antes, quando revelara aos camaradas que o PS iria apostar no independente Pedro Araújo como cabeça de lista.
A nossa redação contactou Eduardo Bragança, que não quis prestar declarações sobre o assunto.
Bragança confirma ao “i” que PS está sem candidato
Contudo, em declarações a jornal “i”, também reproduzidas pelo jornal “Sol”, Bragança confirmou que Araújo já não era o candidato do PS em Felgueiras.
“Não reunia as condições para ser candidato”, assumiu ao “i”. Àquele jornal Eduardo Bragança confessou que Felgueiras está sem candidato do PS.
O líder local do PS acrescentou que que vai tentar resolver o assunto “rapidamente”, apresentando um candidato “nos próximos dias”.
Pedro Araújo aguarda decisões oficiais do aparelho partidário e até lá considera-se candidato do PS
Já Pedro Araújo afirmou à nossa redação desconhecer a existência da referida reunião, vincando que, do lado do PS concelhio ou distrital, nada lhe tinha sido comunicado, nomeadamente que já não seria o candidato patrocinado pela estrutura concelhia de Felgueiras do Partido Socialista.
Pedro Araújo acrescentou esperar que a questão seja clarificada nos próximos dias, impondo-se uma decisão oficial do PS, num sentido ou noutro, tomada institucionalmente pelos órgãos partidários concelhios e distritais, o que, sabe o Expresso de Felgueiras, ainda não se concretizou.
Até lá, referiu Pedro Araújo, será o candidato do PS.
Divórcio terá a ver com escolha de nomes para as listas
A nossa redação sabe que o ponto central que terá estado na origem do “divórcio” político de Bragança com Araújo tem a ver com a constituição da lista de candidatos à Câmara, uma matéria que se arrasta há algumas semanas. Araújo não aceita alguns nomes que a máquina do partido quer impor, alegando desejar constituir uma equipa com pessoas da sua confiança e valia técnica.