Câmara atribui mais de 28.000 euros às escolas para aquisição de material escolar

A Câmara Municipal transferiu mais de 28.000 euros para os agrupamentos de escolas do concelho para aquisição de material escolar e produtos de higiene e limpeza, anunciou hoje fonte da autarquia.

O montante pago pela autarquia corresponde a 10 euros por cada criança (pré-escolar) ou aluno (1.º ciclo) dos cinco agrupamentos.

Estão matriculados 2.828 alunos, ficando o apoio repartido da seguinte forma: AE Airães, com 334 alunos –  3.340 euros, AE Idães, com 296 alunos – 2.960 euros, AE D. Manuel de Faria e Sousa, com 790 alunos – 7.900 euros, AE Felgueiras, com 783 alunos – 7.830 euros e AE Lixa, com 625 alunos – 6.250 euros.

João Sousa, vice-presidente da autarquia e vereador da Educação, considera, citado em comunicado, que “o auxílio económico é também uma forma (embora indireta) de apoio às famílias”.

“Vem atenuar os seus encargos com a aquisição de material escolar e é uma forma de reconhecer a autonomia escolar, permitindo que as escolas tenham exatamente aqueles materiais que escolhem e melhor respondem às respetivas necessidades”, disse.

Em comunicado, a autarquia refere que a Educação é uma das preocupações centrais na filosofia governativa da edilidade, que, além do auxílio económico referido, concede anualmente outros apoios.

Fazem parte dos apoios o subsídio às famílias para a compra dos manuais escolares, refeições às crianças e alunos, fruta escolar, comparticipação nas despesas com as visitas de estudo, transportes escolares, AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular, prolongamento horário e outras atividades, bem como atribuição de bolsas de mérito (ensino superior).