Câmara celebrou Abril com homenagem a todos os presidentes desde 1834

A Câmara Municipal de Felgueiras prestou, no âmbito das comemorações do 43.º aniversário da Revolução dos Cravos, homenagem a todos os presidentes da autarquia desde 1834, informou a autarquia.

Foram também homenageados os presidentes da Assembleia Municipal desde o 25 de Abril, os felgueirenses eleitos à Assembleia da República, desde 1976, e ao único felgueirense eleito ao Parlamento Europeu, José Barros Moura.

A cerimónia realizou-se, na terça-feira, no auditório dos Paços do Concelho, onde foram descerradas placas com os nomes dos homenageados. A sessão contou com a presença de Artur Torres Pereira, primeiro presidente da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Inácio Ribeiro
Inácio Ribeiro

Inácio Ribeiro enalteceu todos os cidadãos felgueirenses que ajudaram a construir a democracia, desde 1974, e não esqueceu todos os presidentes da autarquia desde 1834.

“Para memória futura, na certeza que o valor e a grandeza do esforço seriam merecedores de mais, ficarão perpetuados nas paredes dos Paços do Concelho os nomes de todos os presidentes da Câmara que exerceram funções de 1834 até hoje, como merecida e honrosa homenagem e agradecimento de todos os felgueirenses”, disse, citado em comunicado.

Artur Torres Pereira congratulou-se com a homenagem.

Artur Torres Pereira
Artur Torres Pereira

“Congratulo-me com esta homenagem a quem serviu Felgueiras e Portugal e enalteço o envolvimento de todos os autarcas de Felgueiras na construção do desenvolvimento. Considero importante a colocação destas placas, porque são simbólicas do trabalho-formiga de cada na construção da casa que é de todos e que demonstra o respeito ao povo que os elegeu”, disse.

As comemorações ao 25 de Abril tiveram início no dia 21, na Casa das Artes, com a inauguração da V Exposição Coletiva de Pintura de Felgueiras, desenvolvido pela USAF. No dia 23, a Casa da Cultura da Lixa acolheu o espetáculo musical “A Flor de Abril”, executado pelo Berço da Cultura e no dia 24, à noite, na Casa Artes, realizou-se um tributo a José Afonso, denominado “Outro Tempo, Zeca Afonso”.

25 de Abril em Felgueiras

Também no domingo foram entregues os prémios do Concurso de Espantalhos 2017. Entre as 61 entidades concorrentes, foram distinguidas as seguintes: 1.º prémio, no valor de 250 euros, para a Escola Básica de Fontão (Friande), do Agrupamento de Escolas de Felgueiras; 2.º prémio, de 200 euros, para a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Unhão; e 3.º prémio, de 150 euros, para a Escola Básica e Secundária de Idães, do Agrupamento de Escolas de Idães. Todas as entidades concorrentes receberam um prémio de participação, no valor de 100 euros.