Câmara de Fafe investe 672 mil euros na requalificação urbana

As obras de requalificação na Rua Raul Brandão, Travessa Raul Brandão, Praceta Prof. Laurentino Monteiro e Rua João Crisóstomo, em Fafe, orçadas em 672 mil euros, vão melhorar a mobilidade no espaço urbano, informou a autarquia.

 

A obra pretende dotar aquele espaço com melhores condições para a circulação entre múltiplos utilizadores (circulação pedonal e de veículos), promovendo, assim, uma mobilidade urbana mais harmoniosa e eficiente.

A empreitada terá a duração previsível de 10 meses e será dividida em quatro fases, de modo a minorar os inconvenientes para moradores e automobilistas.

O projeto prevê a reorganização das principais morfologias do espaço urbano, como a caracterização formal dos perfis dos arruamentos e passeios com pequenos logradouros, a definição dos materiais de revestimento e pavimentação, caracterização das zonas arborizadas, redefinição da localização dos sistemas de iluminação pública, o mobiliário urbano, a sinalética rodoviária e informativa e bem como o estudo do sistema de armazenamento de lixo.

Este é um projeto que vai de encontro às necessidades demonstradas pela população, sem adulterar os princípios orientadores das intervenções de requalificação urbana que tem sido implementado na requalificação urbana da cidade.

Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, citado em comunicado, explicou que “esta requalificação se centrou, fundamentalmente, no contributo para reorganizar o espaço coletivo”.

“Procuramos afirmar este espaço como público, de acesso a todos os habitantes, eliminando as barreiras arquitetónicas que contribuem para um espaço diferenciado e de inclusão”, disse.

E acrescentou: “Esta obra representa uma mudança importante no quotidiano dos utilizadores daquele espaço que passarão a usufruir de uma mobilidade eficiente e harmoniosa”.