Câmara de Felgueiras lança concurso para projeto de novo cemitério na cidade

A Câmara de Felgueiras lançou concurso público para a elaboração do projeto do novo cemitério municipal, obra a executar na encosta do monte de Santa Quitéria, nas imediações do atual espaço, informou hoje fonte autárquica.

 

Segundo aquele município do distrito do Porto, a obra custará cerca de três milhões de euros.

Citado num comunicado, o presidente da câmara, Nuno Fonseca, recorda que aquela obra tem sido uma das principais preocupações do seu executivo.

“É uma obra ansiada há mais de 20 anos e à qual agora se pretende dar forma”, comenta o autarca, reforçando que o projeto está a ser pensado para “garantir uma resposta durante várias décadas”.

A obra prevê a construção de um edifício de apoio para instalação de um complexo funerário com serviços administrativos e elevador. O projeto aponta, também, para a criação de capelas de velório, salas de tanatopraxia, de repouso e sanitários públicos, entre outros espaços e serviço habituais nos modernos cemitérios, incluindo capela de cremação.

Haverá ainda espaços verdes de enquadramento e acessos pedonais, de veículos funerários, de emergência e de manutenção.

O atual processo para a construção de um novo cemitério foi iniciado em 2018 pelo atual executivo, com a aquisição de terrenos para onde se prevê, ainda, a criação de um parque verde na zona de Santa Quitéria.