
A Câmara de Felgueiras vai distribuir 100 mil euros pelas duas corporações de bombeiros do concelho para apoiar nas dificuldades financeiras devido à pandemia de covid-19, informou fonte da autarquia.
A verba, aprovada na última reunião de Câmara, será paga de uma só vez, “tendo em conta as dificuldades financeiras reportadas pelas associações devido à pandemia de covid-19”, lê-se num comunicado.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Lixa receberá 44 mil euros e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Felgueiras 56 mil euros.
Na apresentação da proposta, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca enalteceu o trabalho dos agentes da proteção civil.
“As nossas associações humanitárias distinguem-se pelos serviços que prestam à comunidade e à causa pública, atuando de imediato, em situações de emergência e catástrofe, sendo os principais intervenientes na defesa, socorro e segurança dos cidadãos e atualmente apresentam dificuldades de ordem financeira”.
O autarca sublinhou, ainda, que o executivo municipal continuará a trabalhar em parceria com todos os agentes da proteção civil e que tudo fará para que as corporações do concelho ultrapassem as suas dificuldades e reúnam todas as condições para continuarem o seu trabalho de apoio à população.
“Vivemos um período complexo e difícil, provocado pela pandemia, mas a autarquia felgueirense tudo fará para garantir o serviço de socorro prestado pelas Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras e da Lixa. Esta decisão servirá para, de uma forma empenhada, eficaz e rápida responderem às inúmeras solicitações com que se deparam no dia-a-dia”, frisou.