Câmara homenageou os 134 presidentes de junta eleitos no Portugal de Abril

A Câmara Municipal de Felgueiras homenageou os 134 presidentes de junta do concelho eleitos nos sucessivos atos eleitorais do Portugal democrático, entre 1976 e 2013, informou fonte da autarquia.

Foi a primeira iniciativa de um ciclo de homenagens promovidas pela autarquia a decorrerem até às próximas celebrações do 25 de Abril que distinguirão também os felgueirenses que foram deputados à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, bem como todos os presidentes de Câmara e da Assembleia Municipal eleitos durante estas quatro décadas.

40-anos-poder-local-felgueiras6

A homenagem aos autarcas das freguesias decorreu em cerimónia realizada no auditório dos Paços do Concelho, na segunda-feira, precisamente na passagem dos 40 anos após as primeiras eleições autárquicas democráticas em Portugal – a 12 de dezembro de 1976, no âmbito do designado pela Constituição da República Portuguesa aprovada a 2 de abril desse ano, em sequência da Revolução dos Cravos, ocorrida dois anos antes.

40-anos-poder-local-felgueiras-2 40-anos-poder-local-felgueiras4

Nesta cerimónia, de plena exaltação ao Poder Local Democrático, foram descerradas placas evocativas nas paredes do auditório, por freguesias, com a inscrição dos nomes dos 134 autarcas agora homenageados.

40-anos-poder-local-felgueiras7

Inácio Ribeiro, presidente da Câmara, considerou que o “12 de dezembro de 1976 é uma data absolutamente histórica, de um simbolismo ímpar na história de Portugal”.

Dirigindo-se aos primeiros eleitos das freguesias, o edil, disse que “muitos dos autarcas que aqui estão são da eleição de 1976. Vós fostes os primeiros grandes garantes dos valores da democracia, o rosto das equipas de trabalho que meteram mãos à obra e que materializaram os sonhos e a esperança do povo. A tarefa era árdua. Havia muito e muito para fazer. O país tinha parado no tempo. Era necessário abrir estradas, assegurar infraestruturas, construir escolas e abrir mentes e horizontes”.

Por fim, Inácio Ribeiro, dirigiu-se a todos quantos foram eleitos nas últimas quatro décadas.

“A todos quero prestar a minha mais sentida e profunda homenagem. Todos vós, autarcas das freguesias, fostes e sóis os alicerces e os pilares da democracia, com grande dedicação, quantas vezes com sacrifícios pessoais. Felgueiras deve-vos muito. O meu muito obrigado!”.

40-anos-poder-local-felgueiras

A cerimónia contou com a presença de vários vereadores e autarcas felgueirenses e do presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho.