
As escolas básicas 2,3 de Airães e da Lixa, no concelho de Felgueiras, estão a ser requalificadas, num investimento de cerca de 1,1 milhões de euros, anunciou fonte da autarquia.
Na escola básica 2,3de Airães, as obras visam a manutenção e recuperação dos edifícios daquele equipamento.
O investimento de 503.753,41 euros “prevê garantir acessibilidades em todo o recinto escolar e incide, também na revisão da rede de saneamento exterior e ETAR, na revisão do sistema de aquecimento, dos balneários exteriores e ainda a requalificação da infraestrutura elétrica”, explica a autarquia num comunicado.
O presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, citado no comunicado, refere que “a intervenção pretende restituir, dentro do possível, as condições físicas às instalações, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e aprendizagem de todos os seus utilizadores”.
Na escola básica da Lixa decorrem obras orçadas em 625 mil euros.
Nuno Fonseca justifica aquele investimento por considerar que “a educação é crucial para a formação de uma sociedade mais competitiva”.
“Entendo que ao proporcionarmos melhores condições à comunidade escolar, estas refletir-se-ão numa melhor qualidade de ensino e num futuro mais promissor”, acrescentou.
A intervenção naquela escola deve-se ao desgaste natural de utilização e ao envelhecimento dos materiais, o que levou à necessidade de obras de manutenção.
As obras vão incluir a beneficiação do espaço escolar, contemplando a requalificação dos edifícios, a colocação de rampas que facilitem o acesso a pessoas com mobilidade condicionada, a revisão dos balneários exteriores, das instalações sanitárias e do pavilhão desportivo, a revisão do sistema de aquecimento e das infraestruturas, entre outras.
Ambas as obras são cofinanciadas no âmbito do Portugal 2020, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.