Câmara promete “mão pesada” para quem deposita lixo em Santa Quitéria e Seixoso

O autarca disse hoje que a operação permitiu localizar e remover depósitos de resíduos situados junto aos troços do rali, sobretudo de materiais de construção civil, de oficinas de mecânica, mas também de resíduos da indústria de calçado | FOTO: Armindo Mendes

O presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, prometeu “medidas pesadas” para penalizar quem deposita lixo ao longo dos troços de rali de Santa Quitéria e Seixoso, onde hoje a autarquia realizou uma operação de recolha de resíduos.

 

“Vamos criar medidas pesadas para penalizar estes atos. Estaremos mais atentos”, comentou o autarca, em declarações à Lusa, referindo-se ao entulho que hoje foi possível observar em vários pontos.

Nuno Fonseca, acompanhado de alguns elementos do seu gabinete e da Polícia Municipal, também ajudou nas operações de remoção dos resíduos, que foram coordenadas pelos serviços de ambiente do município | TO: Armindo Mendes
Nuno Fonseca, acompanhado de alguns elementos do seu gabinete e da Polícia Municipal, também ajudou nas operações de remoção dos resíduos, que foram coordenadas pelos serviços de ambiente do município | FOTO: Armindo Mendes

 

A atividade contou com a participação de vários voluntários, de diferentes idades, inclusive do antigo campeão nacional de ralis, Adruzilo Lopes, natural de Felgueiras | FOTO: Armindo Mendes
A atividade contou com a participação de vários voluntários, de diferentes idades, inclusive do antigo campeão nacional de ralis, Adruzilo Lopes, natural de Felgueiras | FOTO: Armindo Mendes

Nuno Fonseca ação ambiental em Santa Quitéria_02

Várias viaturas foram mobilizadas para recolher algumas toneladas de resíduos, numa operação realizada a poucos dias do Rali Serras de Fafe e Felgueiras, que se vai disputar no fim de semana. Aquela prova do campeonato nacional passará pelas zonas florestais onde se situam os troços de Santa Quitéria, nas imediações da sede do concelho, e de Seixoso, nas proximidades da Lixa.

Nuno Fonseca ação ambiental em Santa Quitéria_01

O autarca disse hoje que a operação permitiu localizar e remover depósitos de resíduos situados junto aos troços do rali, sobretudo de materiais de construção civil, de oficinas de mecânica, mas também de resíduos da indústria de calçado, que predomina em Felgueiras.

Recentemente, acrescentou, os serviços da Polícia Municipal foram reformulados, o que permitiu indicar agentes com formação na área do ambiente, que são agora os que estão a atuar diariamente no terreno na identificação dos autores de atos ilícitos, nomeadamente depósito ilegal de resíduos, para posterior ação punitiva prevista na lei.

 

Autarquia defende incremento nas ações de sensibilização

Para o edil, o combate àquelas situações também se faz “com medidas de sensibilização junto das pessoas”, apelando ao civismo e à necessidade de todos contribuíram para um concelho mais limpo, “como hoje se pretendeu demonstrar com esta ação”.

Sinalizou, por outro lado, que se tem observado, nos contentores do lixo, muitos resíduos que são excedentes de materiais verdes.

O presidente deixou um apelo à população para que não proceda ao depósito desses resíduos nos contentores, porque a autarquia dispõe de um serviço de recolha gratuito que pode ser solicitado pelos munícipes.

Armindo Mendes/LUSA