
A Câmara de Felgueiras vai requalificar o edifício histórico do antigo grémio da lavoura, no centro da cidade, dotando-o de condições para receber uma incubadora de inovação tecnológica, de acordo com o projeto.
Numa nota explicativa da autarquia, à qual a nossa redação teve acesso, refere-se que se pretende manter a traça original do imóvel (muita apreciada pela população) situado na Praça Vasco da Gama, restaurando, contudo, “grande parte dos espaços”.
O primeiro andar ficará reservado a escritórios e é para lá que está prevista a instalação de uma incubadora de inovação tecnológica e social, projeto que, segudo o presidente da câmara, Nuno Fonseca, deverá envolver a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico do Porto, sediada em Felgueiras.
No rés-do-chão funcionará uma “praça de restauração”, assim designada no projeto, ficando ainda reservada uma ala para a Cooperativa Agrícola de Felgueiras, a entidade proprietária do imóvel.
O projeto prevê ainda a construção de raiz de um piso subterrâneo, que não existe na configuração original, que servirá como espaço técnico de apoio aos serviços que vão funcionar no edifício.
A estimativa da autarquia para os custos da obra indica cerca de 936 mil euros.
o município e a cooperativa agrícola vão celebrar um contrato de comodato que permitirá a recuperação do imóvel e a sua posterior ocupação pelos novos serviços.
Aquela intervenção no edificado vai ser apreciada na reunião do executivo marcada para quinta-feira.
PRAÇA VASCO DA GAMA SERÁ TAMBÉM REQUALIFICADA
A obra no antigo espaço do Grémio da Lavoura de Felgueiras enquadrar-se-á noutra empreitada prevista para a requalificação da Praça Vasco da Gama, onde se encontra o imóvel histórico que remonta à tradição rural que o concelho já teve.
Naquela zona será demolido um edifício do município que ocupa, atualmente, grande parte da área da praça, onde durante várias décadas funcionaram vários serviços da autarquia e até do Centro de Emprego, entretanto deslocalizados para outros pontos da cidade.
Todo a área à superfície, que incluirá também a Praceta Aniceto Pinto Ferreira e ruas adjacentes confinantes com os Paços do Concelho, será requalificada, privilegiando-se a componente pedonal, com limitações à circulação de veículos, e será construído um parque de estacionamento subterrâneo, na Praça Vasco da Gama, com capacidade para cerca de 50 viaturas. Prevê-se um investimento de 1,5 milhões de euros naquela empreitada já aprovado pela edilidade.
Ambas as obras deverão ser cofinanciadas no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).