Câmara requalifica antigo grémio da lavoura para instalar incubadora tecnológica

A Câmara de Felgueiras vai requalificar o edifício histórico do antigo grémio da lavoura, no centro da cidade, dotando-o de condições para receber uma incubadora de inovação tecnológica, de acordo com o projeto.

Numa nota explicativa da autarquia, à qual a nossa redação teve acesso, refere-se que se pretende manter a traça original do imóvel (muita apreciada pela população) situado na Praça Vasco da Gama, restaurando, contudo, “grande parte dos espaços”.

O primeiro andar ficará reservado a escritórios e é para lá que está prevista a instalação de uma incubadora de inovação tecnológica e social, projeto que, segudo o presidente da câmara, Nuno Fonseca, deverá envolver a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico do Porto, sediada em Felgueiras.

No rés-do-chão funcionará uma “praça de restauração”, assim designada no projeto, ficando ainda reservada uma ala para a Cooperativa Agrícola de Felgueiras, a entidade proprietária do imóvel.

Praça Vasco da Gama Felgueiras2

O projeto prevê ainda a construção de raiz de um piso subterrâneo, que não existe na configuração original, que servirá como espaço técnico de apoio aos serviços que vão funcionar no edifício.

A estimativa da autarquia para os custos da obra indica cerca de 936 mil euros.

o município e a cooperativa agrícola vão celebrar um contrato de comodato que permitirá a recuperação do imóvel e a sua posterior ocupação pelos novos serviços.

Aquela intervenção no edificado vai ser apreciada na reunião do executivo marcada para quinta-feira.

 

PRAÇA VASCO DA GAMA SERÁ TAMBÉM REQUALIFICADA

 

A obra no antigo espaço do Grémio da Lavoura de Felgueiras enquadrar-se-á noutra empreitada prevista para a requalificação da Praça Vasco da Gama, onde se encontra o imóvel histórico que remonta à tradição rural que o concelho já teve.

Praça Vasco da Gama Felgueiras4

Naquela zona será demolido um edifício do município que ocupa, atualmente, grande parte da área da praça, onde durante várias décadas funcionaram vários serviços da autarquia e até do Centro de Emprego, entretanto deslocalizados para outros pontos da cidade.

Todo a área à superfície, que incluirá também a Praceta Aniceto Pinto Ferreira e ruas adjacentes confinantes com os Paços do Concelho, será requalificada, privilegiando-se a componente pedonal, com limitações à circulação de veículos, e será construído um parque de estacionamento subterrâneo, na Praça Vasco da Gama, com capacidade para cerca de 50 viaturas. Prevê-se um investimento de 1,5 milhões de euros naquela empreitada já aprovado pela edilidade.

Ambas as obras deverão ser cofinanciadas no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).