Campeonato Nacional de Montanha: arranque na Arrábida com Vítor Pascoal a defender o título

A época das provas de montanha tem início no fim de semana com a disputa da Rampa Pêquêpê Arrábida em Setúbal. O campeonato é composto por oito rampas, e terminará com a Rampa Porca de Murça ainda sem data de realização, mas provavelmente em dezembro.

 

As principais categorias desta competição de velocidade de montanha são: Protótipos, GT e Turismo, sendo que esta está organizada em três divisões em função do tipo de tração (integral ou duas rodas motrizes) e cilindrada do motor (superior ou inferior a 2.000cc).

Na categoria GT, o campeão em título é Vitor Pascoal, piloto de Baião, que já confirmou a sua presença na Rampa da Arrábida para defender o título conquistado em 2020, tripulando o seu potente e multifacetado Porsche 991 GT3 Cup. Os principais adversários de Vítor Pascoal serão Pedro Silva e Pedro Marques também em Porsche.

Os principais protagonistas nos Protótipos serão José Correia em Osela – campeão em título – António Rodrigues, Joaquim Rino e Hélder Silva em BRC, e Nuno Guimarães em SilverCar.

Quanto à categoria de Turismo – Divisão 3 (carros com duas rodas motrizes e cilindrada até 2.000 cc), destaque para as participações do campeão de 2020 Alberto Pereira em Honda Civic Type R, e dos pilotos fafenses Parcídio Summavielle (Vereador da Câmara Municipal de Fafe) em Renault Clio R3, e Cláudio Batista em Citroen DS3 R1.

No programa da Rampa da Arrábida o dia de sábado está reservado para o warm-up, subidas de treinos, e 1.ª subida competitiva, e no domingo decorrerão mais duas subidas, decisivas para a classificação final.