Centros de saúde da região com serviço de análises clínicas

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) anunciou hoje que os utentes dos centros de saúde de Paredes, Penafiel e Paços de Ferreira já podem fazer as análises clínicas prescritas pelo médico de família no próprio centro de saúde.

 

Previsto para breve está o serviço também em Felgueiras, Vila Meã e Amarante.

O serviço é assegurado por uma equipa de Técnicos de Análises Clínicas, Diagnóstico e Terapêutica do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa que se deslocam aos centros de saúde para fazer as colheitas.

No mesmo dia, o utente faz a colheita do sangue, ou outros materiais orgânicos, e o médico de família tem acesso aos resultados.

No caso de serem detetados valores analíticos críticos, o laboratório do CHTS, onde as análises são feitas, envia um alerta para o centro de saúde, para que o médico de família tenha conhecimento imediato e possa, se necessário, convocar o doente.

O programa, que teve início em julho, e que se tem traduzido em duas a três visitas semanais dos técnicos do CHTS aos centros de saúde, é mais um “importante passo na relação de proximidade com os Cuidados de Saúde Primários”, como afirma o presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, citado no comunicado.

Para além da comodidade para os utentes, que não precisam deslocar-se a um laboratório de análises externo, outra mais-valia do programa é que permite a integração dos resultados no processo hospitalar do utente, permitindo aos médicos hospitalares um maior conhecimento sobre o utente, aquando de uma vinda ao Serviço de Urgência ou no âmbito de uma consulta de especialidade.