Cercifel celebra 40 anos de atividade de olhos postos no futuro

O diretor executivo da cooperativa social Cercifel, instituição que assinala hoje o seu 40.º aniversário, disse ao Expresso de Felgueiras que a data é um marco importante para a vida da IPSS que está de olhos postos no futuro, com vários projetos de expansão de serviços em carteira.

 

 

Fundada a 1 de junho de 1981, a Cercifel está em funcionamento desde 1984 e é reconhecida com uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS) desde 2003.

Atualmente, opera duas respostas sociais, nomeadamente um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e um Centro de Recursos para a Inclusão (CRI).

José Carlos Pinheiro, em declarações ao Expresso de Felgueiras, acrescentou que o aniversário vai ser assinalado “em família” por não ser possível realizar eventos na comunidade.

“Vamos fazer uma festa familiar, a nível interno, porque as atividades que tínhamos programadas com a comunidade, não se podem realizar”, acrescentou.

O diretor executivo da cooperativa recordou que, ao longo do percurso de quatro décadas, a cooperativa passou por momentos “altos e baixos, como todas as instituições enfrentam”.

 

 

Acrescenta que cooperativa está numa fase de expansão, tendo realizado várias candidaturas para projetos que visam aumentar a capacidade de resposta dos atuais serviços e implementar novas valências, na área da deficiência mental.

Segundo o dirigente, a instituição pretende criar condições para aumentar o número de utentes de ambos os CACI e CRI e tem em carteira dois novos projetos, nomeadamente um Lar Residencial com capacidade para 20 utentes e um Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

“São os grandes projetos que procuramos concluir, com a maior urgência, para dar resposta a uma parte da população de pessoas com deficiência de Felgueiras. São um passo para que no futuro, possamos alcançar o objetivo final, que é responder às necessidades do concelho e sermos uma referência no âmbito da resposta à deficiência intelectual”, concluiu.