Cercimarante abre loja social no mercado de Amarante com produtos dos utentes

A Cercimarante, sediada em Amarante, vai abrir, na próxima semana, uma loja social no mercado municipal da cidade para comercializar produtos realizados por portadores de deficiência, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

 

No espaço haverá trabalhos de artesanato, vinho, licores, compotas, mel, bolachas e produtos agrícolas e frutícolas produzidos na instituição de Amarante e de congéneres de outros pontos do país.

A nova loja social, que funcionará a partir do dia 07 de abril, vai ocupar um espaço cedido gratuitamente pela Câmara de Amarante, no distrito do Porto.

A Cercimarante é uma das maiores cooperativas de apoio a cidadãos portadores de deficiência na região norte, dando assistência a 540 utentes, de nove valências distribuídas por dois edifícios localizados no concelho.

Carlos Pereira, presidente da administração, recorda que aquela cooperativa tem apostado na produção de produtos agrícolas e no desenvolvimento de iguarias, “com o propósito de valorizar os recursos endógenos e, ao mesmo tempo, impulsionar a sustentabilidade” da instituição”.

“Por outro lado, fizemos o convite a muitas congéneres no sentido de também poderem expor os seus produtos nesta loja”, reforçou, indicando que se vai poder contar, nesta fase inicial, com o envolvimento da CERCIMA (Montijo e Alcochete), CERCIFEL (Felgueiras), CERCIOEIRAS (Oeiras) e CERCIMAC (Macedo de Cavaleiros).

Prevê-se ainda, prosseguiu, que mais cooperativas manifestem interesse na loja social de Amarante.

“Sabemos da qualidade do que é feito pelas nossas congéneres e estamos certos de que esses produtos e trabalhos serão uma mais-valia para este espaço”, acentuou.

 

 

Armindo Mendes / Lusa

C/ Paulo Teixeira