Cidade da Lixa comemorou 19.º aniversário de elevação a cidade

Uma arruada do grupo de Bombos de Macieira da Lixa, seguida por um sarau cultural, realizado pelo Agrupamento de Escolas da Lixa e o X Encontro de Tunas Académicas, marcaram o início das comemorações

A cidade da Lixa, no concelho de Felgueiras, comemorou, no fim de semana, 19 anos de elevação a cidade, com um vasto programa de animação, revelou fonte da autarquia.
Uma arruada do grupo de Bombos de Macieira da Lixa, seguida por um sarau cultural, realizado pelo Agrupamento de Escolas da Lixa e o X Encontro de Tunas Académicas, marcaram o início das comemorações.
O hastear da bandeira decorreu no sábado, seguindo-se a celebração de uma missa e a uma cerimónia junto ao Monumento dos Combatentes.
O programa cultural foi preenchido pela inauguração da exposição “Testemunhos sobre a Guerra do Ultramar e do 25 de Abril” e pela abertura oficial da exposição dos trabalhos do concurso “Pinta os Transportes”, patente na Casa da Cultura da Lixa.
O Festival Nacional de Folclore “Cidade da Lixa” trouxe animação à cidade. À noite, atuou a Banda de Música da Lixa.
As festividades prolongam-se durante todo o dia de domingo, com o espetáculo cultural denominado “Animalesco”. Ainda de tarde, houve tempo para o Encontro de Coros GRAAL, da Lixa. As comemorações da efeméride terminaram com o espetáculo musical “Talentos da Lixa”, levado a efeito pelas 21 horas, numa iniciativa do Agrupamento de Escolas da Lixa e Berço da Cultura.
O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, o presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho e vários elementos do executivo municipal marcaram presença nos vários eventos.
A Câmara Municipal de Felgueiras é a entidade organizadora desta iniciativa, contando com a colaboração das União de Freguesia de Macieira da Lixa e Caramos, da União de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim e da União Vila Verde e Santão, bem como do Agrupamento de Escolas da Lixa e Berço da Cultura, do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, da Lixanima, do Núcleo dos Combatentes da Lixa, da GRAAL e da Paróquia de Vila Cova da Lixa.