D. Duarte de Bragança nas comemorações do Foral de Felgueiras

No sábado e no domingo, realizar-se-á um Mercado Quinhentista, que evidenciará todos os elementos de uma feira ao tempo em que foi concedido o Foral

O herdeiro do trono de Portugal, D. Duarte de Bragança, vai participar hoje nas comemorações dos 500 anos do Foral de Felgueiras, que se assinalam com a entrega da Medalha de Ouro do Concelho a quatro figuras que se distinguiram por elevados préstimos a Felgueiras, informou fonte da autarquia.

A cerimónia decorrerá pelas 21:00 e a medalha será entregue aos académicos Eurico Lemos Pires e Luís Soares, bem como à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF) e à Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA). O momento culminará com a apresentação do livro “Foral de Felgueiras”, por Pedro Vilas Boas Tavares e Cristina Alegre.

No sábado e no domingo, realizar-se-á um Mercado Quinhentista, que evidenciará todos os elementos de uma feira ao tempo em que foi concedido o Foral.

O Mercado Quinhentista incluirá, no sábado – entre as 13:30 e as 23:00 – e no domingo – entre as 10:30 e as 18:00 – cortejos de abertura, leitura de entrada oficial do mercado, serpentes, torneios de tiro ao arco e luta de espadas, teatro de rua, demonstração de voo de aves de rapina, malabares e acrobacias, alta escola equestre, rixas e espetáculos de fogo.

No domingo, um dos pontos altos do evento culminará com o cortejo histórico entre a Av.ª Dr. Leonardo Coimbra e a Praça da República.