Comitiva liderada por Inácio Ribeiro visita Mocímboa da Praia com livros e material médico

Um grupo de políticos, liderado pelo presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, empresários, responsáveis sociais, padres e bombeiros do concelho de Felgueiras vai deslocar-se até Mocímboa da Praia, Moçambique, com a mala cheia de livros, material informático e material médico, revelou ao EXPRESSO DE FELGUEIRAS o presidente da câmara.

A viagem está agendada para março e irá deslocar até àquela cidade de Moçambique a maior comitiva de Felgueiras, desde a assinatura do protocolo de geminação entre as duas localidades.

Na bagagem contam-se milhares de livros que estão a ser angariados através de uma campanha lançada pela autarquia.

“Na última visita efetuada a Mocímboa da Praia ressaltaram algumas fragilidades em instituições e por isso resolvemos lançar uma campanha educativa e na área da saúde, com alguns equipamentos, embora simples, mas muito importantes para esta comunidade”, começou por explicar Inácio Ribeiro em entrevista do EXPRESSO DE FELGUEIRAS.

Mocímboa da Praia é uma vila moçambicana da província de Cabo Delgado, a escassos quilómetros da Tanzânia e conta com cerca de 25.000 habitantes, tendo constituído o último processo de geminação em Felgueiras.

A campanha em curso, à qual se associou a Vigararia, professores de Educação Moral e Religiosa Católica, uma editora e livreiros felgueirenses, já conseguiu angariar milhares de livros.

O objetivo, segundo Inácio Ribeiro, é ajudar a construir uma biblioteca municipal e uma biblioteca escolar.

A cooperação como município moçambicano visa também a angariação de material informático e material para a área da saúde.

“Na área da saúde estamos a recolher alguns equipamentos, em parceria com a Misericórdia de Felgueiras, os bombeiros e os Rotery”, contou o autarca, explicando que se trata de materiais para a realização de exames simples ao coração, testes e análises.

“Espero que isto seja o início de uma caminhada para no futuro continuarmos a cooperar”, confessou Inácio Ribeiro.

foto moçambique - Cópia

A cooperação com Mocímboa da Praia, adiantou o edil, poderá ser ainda mais evidente depois da viagem prevista para março.

“Queremos que quem nos acompanha na viagem possa contactar diretamente com a comunidade e analisar como pode continuar a cooperar”, disse, acreditando que “da forma como estas instituições estão envolvidas, vamos conseguir bons resultados”.

O município de Mocímboa da Praia tem um grande potencial agrícola, característica que a Câmara de Felgueiras não desvalorizou e convidou para a viagem pessoas ligadas ao setor agrícola local.

“A área agrícola tem muito território e mão-de-obra disponível e é a primeira preocupação dos responsáveis moçambicanos”, evidenciou Inácio Ribeiro, vincado que “há grandes oportunidades naquele município”.

A cooperação entre as duas localidades poderá desenvolver-se a outras áreas. Inácio Ribeiro adiantou ao EXPRESSO DE FELGUEIRAS que a formação profissional, que está integrada nos projetos da geminação, poderá dar origem à colocação de estudantes de Mocímboa da Praia nas escolas de Felgueiras.

O presidente da câmara evidenciou o “orgulho” pelo trabalho desenvolvido e revelou que gostava que os felgueirenses comungassem desta geminação e dessem as suas ideias.

“Gostava que dessem continuidade a este projeto e não ficassem dependentes dos impulsos dos políticos”, disse a concluir.