Covid-19: ACES do Vale do Sousa Norte informa sobre novos procedimentos em caso de teste positivo

O Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega III – Vale do Sousa Norte informa hoje que foram ajustadas, pela Direção-Geral de Saúde, as medidas de saúde pública aplicadas aos contactos de casos confirmados e ainda alterada a abordagem clínica das pessoas com suspeita e infeção confirmada da covid-19.

 

A entidade de saúde regional justifica, em comunicado, que a decisão foi tomada pela DGS “atendendo à situação epidemiológica atual da COVID-19 causada pela circulação da variante de elevada transmissibilidade Ómicron”.

“Estas novas estratégias assentam sobretudo na autorresponsabilização pessoal e autovigilância da população, para que, perante a avalanche de casos diários prevista para as próximas semanas, os cuidados de saúde possam direcionar a sua resposta para as situações de maior gravidade clínica e as populações de maior vulnerabilidade social”, lê-se no comunicado de imprensa.

A entidade partilhou duas infografias que detalham os novos procedimentos a adotar pela população e uma lista dos laboratórios de Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras que efetuam os testes comparticipados pelo SNS.