Covid-19: Associação de Futebol do Porto suspende competições [C/ÁUDIO]

A Associação de Futebol do Porto (AFP) suspendeu todos os jogos de todas as competições de futebol e futsal, de ambos os géneros e escalões até 23 de março.

 

Em comunicado, a AF Porto justifica que a decisão com o facto do surto epidémico do novo coronavírus ter “particular incidência” no Norte do país, na área de jurisdição da associação.

Os clubes de Felgueiras e Lousada, os concelhos com mais casos identificados, pertencem a AF Porto. Desta forma, a associação procura contribuir para a contenção da propagação do vírus.

Lourenço Pinto, presidente da AFP, explica que esta “é uma medida preventiva em nome da saúde pública”, lembrando que a associação portuense “tem mais de mil jogos por semana e mais de trinta mil atletas em competição”.

 

 

“Para além disso, há familiares, árbitros, treinadores, médicos, massagistas, dirigentes e o público, que formam grandes aglomerados, e suscetíveis de se criarem bolsas de contaminação. Sendo assim, tomamos esta atitude preventiva”, esclarece.

Até 23 de março, todos os jogos de futebol e futsal, de ambos os géneros e escalões estão suspensos.

Depois dessa data, Lourenço Pinto revela que será feita uma análise para determinar “se as medidas tomadas foram ou não eficazes e se, porventura, haverá necessidade de  se tomarem outras medidas”.

“Ou seja, se haverá necessidade de continuar com a suspensão do todos os jogos ou apenas parte deles ou jogos à porta fechada. Vamos esperar pelo evoluir da situação. Esperemos que esta seja uma medida capaz”, conclui o presidente da AFP.