Covid-19: CIM do Tâmega e Sousa adquiriu 11 ventiladores para ceder ao CHTS

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa anunciou hoje ter adquirido 11 ventiladores destinados a doentes com Covid-19 que vão ser disponibilizados ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) sediado em Penafiel.

 

Colaboraram nesta aquisição as 11 câmaras com assento naquela CIM e também Paredes, município da Área Metropolitana do Porto que tem o CHTS como unidade hospitalar de referência.

“Estes aparelhos vão permitir aumentar a capacidade de resposta da região do Tâmega e Sousa à pandemia originada pelo novo coronavírus, pese embora a vontade dos municípios em adquirir mais unidades, mas impossibilitada pelos constrangimentos associados à atual disponibilidade do mercado”, lê-se num comunicado da CIM enviado à agência Lusa.

Os 11 autarcas do Tâmega e Sousa e o presidente de Paredes reuniram-se hoje por videoconferência “para fazer um ponto da situação da evolução da doença na região”.

“Os autarcas do Tâmega e Sousa manifestaram ainda ao CHTS a sua disponibilidade para ajudar em tudo o que estiver ao seu alcance para colmatar outras necessidades de recursos que venham a ser identificadas”, lê-se ainda no comunicado.

Para quinta-feira, está agendada uma nova reunião “para dar continuidade aos trabalhos de articulação e concertação de medidas entre municípios e instituições envolvidas no combate à pandemia”.