Covid-19: Equipas multidisciplinares contactam e apoiam casos positivos em Felgueiras

O Município de Felgueiras constituiu equipas multidisciplinares que estão a contactar os casos positivos de covid-19 no concelho e a prestar apoio psicológico, informou fonte da autarquia.

 

As equipas são compostas pelos técnicos do Município da Acão Social e da Saúde, pela Proteção Civil, Polícia Municipal, GNR, Segurança Social, do ACeS e Autoridade de Saúde.

As equipas multidisciplinares contam ainda com a colaboração dos voluntários inscritos no Centro Municipal de Voluntariado.

“Temos um contact center a funcionar para minimizarmos ao máximo o risco de contágio no nosso concelho”, referiu Nuno Fonseca, presidente da Câmara de Felgueiras, citado no comunicado.

Para o presidente da autarquia, esta medida que “foi apresentada por Felgueiras diretamente ao sr. primeiro-ministro na sua deslocação ao Vale do Sousa, é de uma relevância extrema pois garante um contacto mais célere da população infetada, permitindo um melhor acompanhamento por parte das autoridades de saúde”.

Também a vereadora da Saúde, Rosa Pinto, sublinhou a importância da medida, que permitirá “limitar o avanço da pandemia”.

“Quanto mais cedo contactarmos as pessoas, maiores são as probabilidades de limitarmos o avanço da pandemia, pois mais depressa os contactos diretos serão colocados em isolamento profilático”, disse.

Os contactos serão realizados pelos técnicos municipais e pelos voluntários e complementados numa segunda fase pela Autoridade de Saúde.

As equipas multidisciplinares garantirão, ainda, acompanhamento psicológico e zelarão pelo cumprimento do isolamento profilático, podendo, sempre que necessário, intervir diretamente junto dos munícipes através de deslocações ao domicílio.

Na sexta-feira, realizou-se já formação ministrada pelo ACeS Tâmega III Vale do Sousa Norte.