Covid-19: Felgueiras com 24 casos positivos de infeção

O concelho de Felgueiras regista hoje mais sete casos que na terça-feira, com 24 casos confirmados de infeção por Covid-19, segundo dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

O boletim, hoje divulgado pela DGS, adianta que os dados reportam às 00:00 de quarta-feira, atualizados às 11:00 de hoje.

No mesmo documento, a DGS adianta que a informação é reportada pelas administrações regionais de saúde e regiões autónomas.

Felgueiras, a par de Lousada, foi um dos primeiros concelhos a registar casos de infeção por Covid-19 em Portugal, levando ao encerramento, a 09 de março, de todas as escolas do concelho.

Fecharam também ginásios, piscinas e bibliotecas e o futebol ficou suspenso.

A 09 de março, Felgueiras anunciava o cancelamento de eventos culturais, de feiras e o encerramento de serviços municipais.

Quando o país ainda acordava para a nova pandemia, no concelho de Felgueiras já os tribunais tinham a atividade suspensa e o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, em articulação com o congénere de Lousada, procuravam medidas para a melhor resposta ao surto nos concelhos.

 

Mais de 3.500 pessoas infetadas e 60 mortes por Covid-19 em Portugal

De acordo com os mesmos dados, há 3.544 confirmados, mais 549 (um aumento de 18,3%) relativamente a quarta-feira.

Desde o dia 01 de janeiro, existem 22.257 casos suspeitos, dos quais 2.145 aguardam resultado laboratorial.

Há 16.568 casos que não se confirmaram e 43 doentes que já recuperaram. Em vigilância pelas autoridades de saúde estão 14.994 casos.

A barreira dos 3.500 casos foi ultrapassada no dia em que entrou em vigor a fase de mitigação da pandemia da covid-19, por determinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), envolvendo todo o sistema de saúde, público e privado.

A fase de mitigação é a terceira e a mais grave fase de resposta à doença covid-19 e é ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.