Covid-19 na região do Tâmega e Sousa – concelho a concelho

O novo coronavírus está a afetar o dia a dia da região do Tâmega e Sousa, com um grande número de casos positivos a colocar os concelhos de Lousada e Felgueiras a meio gás, com escolas e serviços encerrados e centenas de pessoas em quarentena.

 

O primeiro caso de Covid-19, no Tâmega e Sousa, foi detetado num homem, trabalhador de uma fábrica de calçado em Santo Estevão de Barrosas, no concelho de Lousada, que tinha estado no norte de Itália.

O homem de 50 anos integrou o primeiro grupo anunciado de nove portugueses infetados com o novo coronavírus, mas atualmente estão já identificados 41 casos, de acordo com a Direção-Geral de Saúde, sendo 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

No Tâmega e Sousa, apenas os concelhos de Felgueiras e Lousada têm casos confirmados do Covid-19.

Apesar de não terem casos positivos ou suspeitos, os concelhos de Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende anunciaram medidas preventivas, com o encerramento de espaços públicos, cancelamento de eventos e atividades desportivas.

Todos os concelhos da região do Tâmega e Sousa têm implantados os planos de contingência.

 

AMARANTE

Sem casos reportados como positivos ou suspeitos do novo coronavírus, no concelho de Amarante forma tomadas algumas medidas de prevenção.

O Colégio São Gonçalo dispensou os alunos oriundos dos concelhos de Lousada e de Felgueiras, a Junta de Freguesia de Vila Meã suspendeu eventos públicos e o Agrupamento de Escolas de Amarante suspendeu as saídas de estudo e desporto.

 

CASTELO DE PAIVA

O Município de Castelo de Paiva não casos de infeção pelo novo coronavírus, mas adotou medidas preventivas, nomeadamente o encerramento, até ao final do mês de março, dos equipamentos municipais de utilização pública como piscina municipal, pavilhões, biblioteca municipal e edifício do Posto de Turismo.

A feira quinzenal do dia 21 de março será cancelada, bem como todos os eventos organizados pelo município agendados para o mês de março serão adiados.

Os serviços técnicos permanecerão em funcionamento, mas deverão ser procurados pelos munícipes apenas para situações urgentes privilegiando-se o contacto via telefone (255 689 500) ou via email ([email protected]).

Relativamente às escolas do concelho e tendo em conta que a competência para o seu encerramento é do Ministério da Educação, a autarquia em contacto com a tutela no sentido de aferir quais as medidas preventivas a adotar por parte destas entidades.

A Câmara Municipal apela ainda a todas as associações desportivas, culturais e recreativas do concelho, às Instituições Particulares de Solidariedade Social, paróquias, entre outras, no sentido de adotarem medidas preventivas decorrentes das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

CELORICO DE BASTO

A proximidade ao concelho de Felgueiras levou a Câmara Municipal de Celorico de Basto a cancelar a Festa Internacional da Camélia, que decorria no fim de semana.

Adiadas ficaram também as comemorações dos 500 anos do Foral, que iram decorrer a 28 e 29 de março. A autarquia ainda não definiu nova data.

A Câmara Municipal suspendeu as atividades desportivas do município e a realização de feiras no mercado municipal, bem como todas as atividades do programa Celorico a Mexer, que envolve a população idosa do concelho.

 

FELGUEIRAS

Um dos dois concelhos do Tâmega e Sousa mais afetado pelo Covid-19, com grande parte dos 41 casos nacionais a pertenceram à freguesia de Idães, onde estão centenas de pessoas em quarentena.

No concelho, estão 40 escolas públicas encerradas, afetando cerca de 10 mil alunos, 300 funcionários e 800 professores.

A atividade no Tribunal de Felgueiras foi suspensa, a autarquia suspendeu as feiras semanais de Felgueiras e da Lixa e cancelou todos os eventos por um mês.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico do Porto, sediada naquele concelho, também está encerrada.

Os residentes no concelho de Felgueiras foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

 

LOUSADA

Também Lousada é um dos dois concelhos críticos no contexto do novo coronavírus e, assim como em Felgueiras, os residentes foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

Lousada tem 40 escolas fechadas, afetando cerca de 7.500 alunos.

Os Paços do Concelho estão a funcionar em regime de serviços mínimos e foram suspensos estágios curriculares e viagens ao estrangeiro.

Também o Tribunal de Lousada tem a atividade suspensa.

PAÇOS DE FERREIRA

Sem casos positivos ou suspeitos registados, a Câmara de Paços de Ferreira solicitou ao Governo a interrupção das atividades letivas no concelho.

Decretado foi o encerramento de vários edifícios municipais, incluindo piscinas, pavilhões, biblioteca e mercado, mantendo-se apenas em funcionamento os Paços do Concelho.

Foram suspensas todas as feiras, mercados e eventos organizados e promovidos pela Câmara de Paços de Ferreira.

 

PAREDES

Também não tem casos positivos de Covid-19, mas a autarquia decidiu, como medida preventiva, o encerramento temporário, desde hoje e até ao dia 24 de março, dos equipamentos municipais de utilização pública designadamente: piscinas, ginásios, pavilhões, biblioteca, loja interativa do turismo de paredes e casa da cultura.

Foram canceladas todas as feiras do concelho até ao final de março, assim como todos os eventos organizados e/ou apoiados pelo município até 31 de março.

Cancelados foram também todos os eventos que envolvam um elevado número de pessoas, nomeadamente população com mais idade.

 

PENAFIEL

O concelho de Penafiel também não tem casos positivos ou suspeitos, mas a Câmara Municipal avançou com medidas de prevenção, nomeadamente a suspensão de programas municipais de promoção da atividade física da população sénior e adiou eventos desportivos com atletas seniores, nomeadamente das competições de Boccia sénior.

Cancelados e adiados foram os “Campeonatos Zonais de Natação-infantis”, “Fase final do Regional de Andebol-Iniciados” e “20.º Encontro de Natação Adaptada”.

O Instituto Superior de Ciência Educativas (ISCE) Douro, sediado em Penafiel, decidiu suspender as aulas presenciais durante duas semanas.

 

RESENDE

O Município de Resende não tem casos positivos ou suspeitos conhecidos, mas também avançou com medidas preventivas, tendo suspendido os eventos municipais a realizar, quer em locais fechados, quer em locais ao ar livre.

Foram suspensos a sessão pública de apresentação dos resultados do segundo ano do projeto “Cereja de Resende”, marcada para dia 18 de março, a caminhada do Dia da Mulher, prevista para 22 de março, e a Festa das Cavacas agendada para os dias 28 e 29 de março.

Também estão suspensas as visitas guiadas e receção de grupos no Museu Municipal de Resende, nos Centros Interpretativos da Cereja, do Montemuro e da Cerâmica, e na Biblioteca Municipal.

 

SITUAÇÃO MUNDIAL E NACIONAL

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.